Por Sónia Balasteiro


O T.I.M.E.S., torneio que reune vários estudantes e empresarios europeus terá uma das semi-finais na UBI

O principal objectivo do T.I.M.E.S. (Tournament In Management and Engineering Skills) é dar oportunidade aos estudantes para descobrirem as exigências do mundo empresarial. Um concurso a nível europeu que trará à UBI estudantes de outras universidades portuguesas e estrangeiras que participam nesta iniciativa.
Através da participação neste concurso, os alunos da licenciatura em Engenharia da Produção e Gestão Industrial (EPGI) têm a possibilidade de mostrar as suas capacidades, de resolver problemas, e revelar conhecimentos nas áreas de gestão e técnica industriais.
A organização do concurso a nível internacional cabe à European Students of Industrial Engineering & Management (ESTIEM) que há vários anos promove esta iniciativa [ver caixa] e à empresa Roland Berger (Strategy Consultants).
Uma das 6 semi-finais deste ano que englobam estudantes e empresas de vários pontos da europa, terá lugar na Universidade da Beira Interior (UBI) e começa a 28 de Fevereiro.
Ricardo Pesqueira, antigo participante nesta iniciativa e presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia da Produção e Gestão Industrial (UBINEP) congratula-se por ter participado e explica "ganhei experiência, e em termos de competitividade é também bastante positivo".
O concurso acontece uma vez por ano e cada equipa deverá resolver um caso proposto por uma empresa e apresentá-lo perante um júri. O prémio final será um estágio numa empresa para os elementos da equipa vencedora.
As equipas participantes têm entre três e quatro elementos e o júri do concurso é composto por dois professores na área das Engenharias, dois professores da área de Gestão e por um elemento da empresa patrocinadora.


Ricardo Pesqueira é presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia da Produção e Gestão Industrial da UBI, responsável pela organização desta semi-final em parceria com a UBIENGENHARIAS

No caso da UBI os patrocinadores são a ASSEC (Associação de Empresas e Consultadoria, LDA) e a empresa de águas Glaciar.
O T.I.M.E.S. divide-se em três fases : uma eliminatória local, uma semi-final e a final. Este ano a organização da semi-final coube ao UBINEP e ao UBIENGENHARIAS e terá lugar na UBI no dia 28 de fevereiro de 2002. A final será na Eindhoven University of Technology, em Eindhoven, na Holanda, em Março deste ano.

Inglês é o principal problema

Os critérios de avaliação passam pela escolha da melhor alternativa apresentada entre as muitas soluções possíveis. Em jogo está ainda a adequação da solução apresentada pelos concorrentes ao problema da empresa.
As apresentações são feitas em inglês, uma vez que este é um concurso internacional e esta parece ser a maior dificuldade com que os alunos de EPGI da UBI se deparam.
Nelson Santos, finalista este ano da licenciatura em EPGI, tesoureiro do UBINEP e antigo participante no T.I.M.E.S., considera que o inglês é o principal problema das equipas portuguesas. Na sua opinião, na resolução do problema "estamos ao mesmo nível dos participantes estrangeiros". Esta dificuldade é também apontada como principal por Rui Amorim, que passou à semi-final realizada no ano passado.
Apesar disto, afirma que ganhou experiência e acrescenta que aprendeu conceitos dos quais nunca tinha ouvido falar.
Ricardo Pesqueira refere como principais adversários os holandeses e alemães "que dão muita importância a este género de eventos". No entanto pensa que "a equipa da UBI pode surpreender".

 



Promover o intercâmbio científico e cultural

A ESTIEM é uma organização de estudantes europeus de Engenharia de Gestão e Produção Industrial.
Fundada em 1990, esta organização tem como principal objectivo estabelecer e fomentar o relacionamento entre estudantes desta área a nível da Europa, nos planos científico, tecnológico e cultural.
A ESTIEM encontra-se neste momento representada na generalidade dos países europeus, representando cerca de 55 mil estudantes.
A cargo desta associação está a organização do T.I.M.E.S., um concurso que se realiza há já vários anos pela Europa e que, em 2002 oferece à equipa vencedora do certame, cuja final se disputa em Eindhoven, na Holanda e cujas semi finais se disputam simultaneamente na Covilhã, Portugal, em Ankara, na Turquia, em Grenoble, na França, em Karlsruhe, na Alemanha, em Linkoping, na Suécia e em São Petersburgo, na Rússia, um estágio profissional ne empresa Roland Berger (Strategy Consultants).
A ESTIEM promove o intercâmbio científico e cultural através de encontros que se realizam duas vezes por ano em diferentes países, proporcionando aos participantes o contacto com diversos países integrados nesta organização.

O T.I.M.E.S., um torneio de gestão e aplicação de técnicas em engenharia, iniciativa organizada pela ESTIEM, permite desenvolver e ampliar os conhecimentos adquiridos de forma a potenciar a resolução de problemas empresariais dos futuros engenheiros.