NC/Urbi et Orbi


A Covilhã ocupa o 107º lugar entre 275 municípios

Uma avaliação realizada pela revista "Forum Ambiente" (e recentemente divulgada pelo semanário Terras da Beira), ao desempenho ambiental dos municípios, coloca a Covilhã no 107º lugar da tabela, entre os 275 concelhos que constituem o nosso País.
O estudo tem como base duas premissas: se os concelhos têm saneamento básico em condições e se põem em prática políticas de ordenamento urbano eficazes. Este estudo é baseado em dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, o Instituto de Resíduos e Direcção Geral do Ambiente. Neste, três concelhos do distrito da Guarda destacam-se, pois figuram entre os 12 melhores, alcançando uma pontuação considerada boa. São os casos de Figueira de Castelo Rodrigo, Meda e Manteigas. O melhor concelho do País é a Golegã.
No distrito de Castelo Branco, destacam-se os concelhos de Belmonte, que integra o conjunto dos melhores em Portugal, com a mesma pontuação que Figueira e Meda (166 pontos).Penamacor e Vila Velha de Ródão também obtém pontuações razoáveis, ao contrário do Fundão, Proença-a-Nova e Sertã. Quanto ao concelho vizinho da Guarda, é superado pela Covilhã, já que o município guardense regista uma performance muito má, situando-se no 244º lugar entre as 275 autarquias do País.