Vieram de vários locais do País para cantar as Janeiras na Boidobra
Boidobra
Ranchos Folclóricos preservam as Janeiras

O 1º Encontro Nacional de Janeiras junta na Boidobra sete ranchos folclóricos. O C.C.D. Estrela do Zêzere investe 600 contos para preservar a tradição.


Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


Os Ranchos Folclóricos de Grijó, Gondomar, Gogim Armamar, Maia, Algarve e da Covilhã aqueceram a noite fria dos habitantes da Boidobra no sábado, 29, com o cantar das Janeiras. O 1º Encontro Nacional de Janeiras, da responsabilidade do Rancho Folclórico da Boidobra - Secção Cultural do C.C.D. Estrela do Zêzere pretende preservar uma tradição. "Trouxemos até nós outros grupos para fazermos uma mostra do que são as Janeiras por esse País fora", explica o presidente do C.C.D. Estrela do Zêzere, António Pereira. Os grupos percorreram as ruas da parte antiga da freguesia em direcção ao madeiro que ardia junto à Igreja Paroquial onde os ranchos actuaram. "Cada um representa aquilo que tem de mais belo, as suas tradições que são diferentes de terra para terra, mas todas são boas, válidas e têm a sua razão de ser", sublinha Paulo Jerónimo. O responsável do Rancho Folclórico da Boidobra garante a continuação deste encontro que deve intercalar com o Festival de Folclore realizado de dois em dois anos. Para Paulo Jerónimo esta organização é uma "iniciativa inédita" e resulta da necessidade de retribuir as diversas solicitações que o Rancho Folclórico da Boidobra tem recebido para participar no cantar das Janeiras noutras localidades. "A tradição do cantar das Janeiras não vai morrer", defende Paulo Jerónimo. Entretanto em Março, o C.C.D. Estrela do Zêzere realiza umas jornadas para debater assuntos relacionados com o folclore. Também a convite desta colectividade Artur Fernandes, especialista na área da concertina, em Outubro dá formação aos "tocadores" deste instrumento.
No âmbito da promoção de velhas tradições a Câmara Municipal da Covilhã tem realizado algumas acções. A garantia foi dada pela vereadora da Cultura Maria do Rosário que sublinhou a importância do Encontro de Janeiras. "Quando estamos numa época de globalização é a diferença da nossa maneira de estar, quer nestas ocasiões quer nas outras, que nos diferencia e marca a personalidade".