Números médios entre 1997 e 2000
Dormidas na RTSE cresceram oito por cento

NC/Urbi et Orbi

 

No ano 2000, o concelho da Covilhã contabilizou 30 por cento do total de dormidas na Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), seguido pelo Fundão, 18 por cento, Guarda, 14 por cento e Seia, 13 por cento. Os números, relativos a estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos e apartamentos turísticos recenseados, são apresentados pelo Gabinete de Apoio ao Investimento no Sector Turístico (GAIST), organismo da RTSE, e representam cerca de 75 por cento do total (256 mil ), com os restantes 25 por cento a serem distribuídos por Belmonte, Penamacor, Manteigas, Gouveia, Celorico da Beira e Oliveira do Hospital.
O GAIST afirma que entre 1997 e 2000, as dormidas na área da RTSE cresceram em média 8,3 por cento, enquanto a nível nacional os acréscimos médios rondam os 5 por cento. "Uma prova do franco desenvolvimento do sector na região", asseguram os responsáveis do Gabinete que, no entanto, alertam para o facto de não ser possível manter este ritmo, "sobretudo porque depois do 11 de Setembro, a conjuntura económica mundial não é favorável e o turismo é uma das áreas mais afectadas". Mesmo assim, o GAIST tem uma certeza: "A Serra da Estrela está na moda e os encantos da região começam a conquistar o coração de quem a visita". É por isso que, confirma a mesma fonte, "é patente o dinamismo em termos de projectos de investimento, tanto em construção de raiz, como em remodelação e ampliação de unidades hoteleiras existentes. Entre hotéis, restaurantes, animação turística, turismo de natureza e em espaço rural há 225 processos em acompanhamento no Gabinete de Apoio da Região de Turismo.
Os dados reflectem, ainda, uma aposta na qualidade. Uma exigência cada vez maior por parte dos turistas, que, nos próximos dois anos, podem contar com um crescimento de 30 por cento no número de estabelecimentos e com um incremento de actividades complementares. Neste âmbito destaque para a implementação num grande empreendimento de um campo de golfe de 18 buracos e para a recém-inaugurada pista artificial de esqui em Manteigas.