Núcleo de estudantes caboverdianos da UBI
Mário Fernandes é novo Presidente

Mário Fernandes, aluno do 5º ano da licenciatura em Economia na UBI, é o novo presidente eleito por unanimidade para o núcleo de estudantes caboverdianos da UBI. A resolução dos problemas que afligem a comunidade estudantil caboverdina na Universidade da Beira Interior e o reconhecimento do CaboUBI junto da universidade, são alguns dos propósitos da equipa liderada pelo futuro economista.

Por Carlos Nogueira

Cerca de 30 pessoas assistiram no passado dia no 20 de Dezembro no anfiteatro da AAUBI, à tomada de posse do novo Presidente da CaboUBI.
Mário Fernandes, aluno do 5ºano da licenciatura em Economia agradeceu a
confiança nele depositada referindo que "tem um significado muito grande, mas também requer uma grande responsabilidade pessoal e de toda a equipa, por forma a poder concretizar os planos traçados".
Para Mário Fernandes, o CaboUBI não pretende centrar as actividades apenas junto dos estudantes caboverdianos. O Presidente eleito pretende que o programa seja extensivo a toda comunidade estudantil africana da UBI. No entanto, expressou claramente que isso só será possível "se ambas as partes manifestarem boa vontade e disposição na luta conjunta em busca de melhores condições de vida e de trabalho". Por outro lado, deixou transparecer que haverá abertura por parte do CaboUBI e que não é preciso "impingir às outras comunidades as nossas ideias", sublinhou e acrescentou "Se temos laços, eu penso que não é necessário preocuparmos numa maior aproximação. Esta acontece naturalmente e penso que é a forma ideal de aproximação entre as culturas", referiu durante a sua intervenção.
O CaboUBI reconhece que considerando a especificidade das diferentes representações diplomáticas dos países de expressão oficial portuguesa acreditados em Portugal, cujos estudantes se encontram na UBI, não será
fácil o Núcleo conseguir ajudar na busca de solução para os seus problemas. Porém, todas as outras actividades de natureza cultural, desportiva e recreativa, serão levadas a cabo em comum.
Um acontecimento relevante será a comemoração do dia da África, no âmbito da Semana Africana dos Estudantes Africanos da UBI.
A revitalização do Núcleo CaboUBI, que se pretende segundo Mário Fernandes, activa neste mandato não implica que a AfroUBI (projecto de uma Associação de Estudantes Africanos da UBI), seja relegada para o segundo plano. Aliás, o que se pretende no futuro, é a criação de uma "plataforma coesa que abranja os dois núcleos e, que possa em conjunto resolver os problemas por que passam os estudantes africanos".

Anterior direcção não tinha "pernas para andar"

Mário Fernandes reconheceu que o espera uma tarefa árdua, mas, apesar de estar na fase final da sua formação e existir a possibilidade de deixar o cargo, tudo fará para "materializar as intenções que norteiam o CaboUBI", correspondendo deste modo a confiança nele depositada.
O novo presidente referiu-se ainda à anterior direcção, dizendo que esta acabou por não ter "pernas para andar", na medida em que "pecou quando exigia coisas que ultrapassavam a capacidade de resposta por parte das instituições que a apoiavam". Contudo, segundo o presidente cessante, 70 por cento das actividades programadas foram cumpridas. No primeiro ano da criação do Núcleo, 1998, vários foram os apoios recebidos de diversas instituições na Covilhã, com vista a ajudar os estudantes na resolução dos seus problemas, mas também, na promoção e divulgação da cultura caboverdiana no seio da academia. Segundo Mário Fernandes, esses apoios deixaram de se verificar "por inércia do próprio núcleo, consequência da falta de liderança do anterior presidente do CaboUBI", disse.