Por Rui Castro


O "Sr. Teixeira é um dos funcionários mais estimados pelos estudantes que passaram pelo pólo Ernesto Cruz

O seu nome é António José Ferreira Teixeira, mais conhecido por "Sr. Teixeira", e é um dos rostos característicos da Universidade da Beira Interior (UBI). Tem 43 anos e é auxiliar administrativo no Pólo Ernesto Cruz.
"Estava desempregado quando decidi fazer um pedido de trabalho à UBI. Fui aceite e entrei há cerca de 6, 7 anos" recorda o auxiliar.
Desde então, as funções de António Teixeira vão desde o supervisionamento do edifício, à administração do correio interno da UBI. Na qualidade de auxiliar, dá as informações gerais pretendidas pelas pessoas, isto é, faz "de tudo um pouco".
António Teixeira garante que gosta do que faz, principalmente "pelo convívio com os estudantes, que é óptimo". O seu trabalho permite uma grande aproximação a eles e proporciona uma "relação de amizade que se estende para o exterior".
Moçambicano, o "Sr. Teixeira" reside na cidade da Covilhã há alguns anos. Sente-se um homem "ligado sentimentalmente à Universidade e à cidade". Porém, na sua perspectiva, "se a UBI não existisse, a Covilhã seria hoje uma aldeia". Isto porque o que fazia "brilhar" a cidade, as indústrias de lanifícios, deixaram de existir. "As fábricas têxteis faliram", refere o auxiliar administrativo numa alusão aos tempos em que a Covilhã vivia do esplendor da indústria têxtil. Reforça ainda a ideia ao dizer que "a UBI veio desenvolver a cidade" e o comércio em particular, pois este "vive muito às custas dos estudantes". Temos pois, segundo António Teixeira, de "dar mérito às pessoas que por cá passaram e criaram o Instituto Politécnico que, mais tarde, deu origem à Universidade da Beira Interior".
Desde que iniciou o seu trabalho na UBI, António Teixeira tem assistido a
uma evolução da mesma, nomeadamente "um salto qualitativo bastante
grande a nível das estruturas e do ensino", refere. "Com a introdução de novos cursos, como foi o caso de Design Multimedia e Design Têxtil há dois anos atrás e, este ano, sete novas licenciaturas e principalmente o caso de Medicina, a UBI começa a ganhar outro prestígio, outra dinâmica", assegura o auxiliar administrativo.
António Teixeira, o Sr. Teixeira dos estudantes, tem conhecido, ao longo
dos anos, vários alunos. Tem tido com eles uma relação de amizade que ainda hoje perdura entre aqueles que já terminaram os estudos. Lembra que esses "quando cá vêm, falam e convivem comigo".