Carmen Martins


Uma imagem de "Pamplinas o Maquinista", de Buster Keaton

" The General ", título original do filme exibido inspirou Gregg Moore na composição de " qualquer coisa entre uma banda sonora e um concerto de música."
A convite de Pedro Ramos, presidente do Cine Clube da Beira Interior, o compositor trouxe até ao público covilhanense "um espectáculo musical do mesmo filme", para o qual se faz acompanhar da sua banda " Os Macacos de Évora".
Os sons balcânicos de Goran Bregovic e as obras realizadas pelos compositores Ennio Morricone e Nino Rota foram os ingredientes que o compositor norte americano juntou à poção cómica de Buster Keaton. A história de um desafortunado e das suas peripécias que levou o público a aplaudir de pé este espectáculo de som e imagem.
Elisa Pinheiro uma das espectadoras refere que "a música foi extremamente expressiva".
Com a experiência de já terem trabalhado para teatro, " Os Macacos de Évora ", um grupo sem fronteiras e composto por Jean Marc Charnier (França), Corrado Floridia ( Itália), Gonçalo Lopes e Rui Gonçalves (Portugal ), Alípio de Carvalho Neto ( Brasil) e Gregg Moore (EUA) aceitaram o desafio de orquestrar este clássico do cinema mudo.
Agora só resta esperar pelo próximo Movie Kick que será em Março. Desta vez com a presença de Rodrigo Pinheiro na animação do " Nosferatu" de Frederic Murnau.



Buster Keaton: Ao seviço do bom humor

Joseph Francis Keaton, nasceu a 4 de Outubro de 1895 em Pickway (Kansas), mas é em Nova Iorque que que conhece Fatty e começa a filmar. Depois de uma curta pausa enquanto soldado na I Guerra Mundial, Keaton regressa ao cinema e entra em 35 filmes, alguns dos quais como co- realizador. Em 1923 filma a sua primeira curta- metragem. Pamplinas, como é conhecido em Portugal continua a sua carreira no cinema mudo e entra em mais 14 filmes até à invenção do sonoro onde realizará mais de 40 fitas. De todo o seu rol de interpretações contam-se Pamplinas, o Maquinista (1926), O Marinheiro de Água Doce (1928) e o Homen da Manivela (1928).
O génio morre a 1 de Fevereiro de 1960.
No filme exibido, Pamplinas, o Maquinista, uma curiosidade a salientar: a cena do descarrilamento do comboio foi filmada de uma só vez e esta levou metade do orçamento do filme.