III Divisão- Sertanense ascende ao quarto posto
"Amigos de Peniche" atrasam Teixosense

O novo ano começa da pior maneira para o Desportivo Teixosense. A turma de Tó Real volta a perder em casa e não consegue subir acima da linha de água. O Sertanense prolonga série vitoriosa e ascende à quarta posição.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


A entrada do Teixosense no novo ano não foi positiva. Apesar das alterações no onze, com Cláudio a fazer dupla com Óscar no eixo da defesa, Pedro Dias na ala esquerda e Costa na posição de trinco, a turma de Tó Real não conseguiu contrariar a formação de Peniche.
A seguir ao estudo mútuo, o primeiro sinal de perigo é dado pelos forasteiros, aos 20 minutos, com Vasco I a rematar às redes laterais. Dois minutos depois, é o poste que nega o golo a Spencer. O nulo ao intervalo justificava-se. No primeiro minuto da etapa complementar, o Teixosense beneficia de um livre directo. Na cobrança, Costa obriga Jorge a defender para a frente, mas a recarga não aparece. A seguir é Hélder Cruz que brilha ao defender para canto um potente remate do Peniche. Até que aparece o golo, contra a corrente de jogo: canto do lado direito do ataque e João Pinto aparece a cabecear à vontade. O Teixosense avança, então, no terreno e dispõe de boas oportunidades, mas Jorge mostra-se sempre seguro. O avanço da turma da casa obriga o Peniche a defender com mais de oito elementos e a optar pelo "balão" para a frente à procura do contra-ataque. Mas Cláudio e, principalmente, Óscar mostram-se seguros a defender e a lançar o ataque. Depois é David Leite que, num "slalon" da esquerda para a direita, endossa a bola a Spencer, mas o remate sai rente ao poste. O Teixosense tenta o tudo por tudo, mas a compacta defesa visitante não permite grandes veleidades aos atacantes serranos. A única mancha no trabalho do árbitro viseense acontece quase ao cair do pano. Spencer, de costas para a baliza e com a bola dominada, vira-se para o remate mas é agarrado. O castigo máximo ficou por marcar e a partida terminou com 21 jogadores no meio-campo visitante. Na próxima jornada, domingo, 13, o Teixosense joga em Alqueidão da Serra com a equipa que tem os mesmos pontos.
Em franca ascensão continua o Sertanense. A equipa orientada por Kikas subiu à quarta posição após uma vitória folgada (4-1) sobre o Mirandense. A turma da Sertã soma agora 30 pontos e está a cinco da zona de promoção. Na próxima jornada os serranos defrontam o Vitória de Sernache em derby distrital. A equipa de Carlos Coelho, por sua vez, deslocou-se à Bidoeira e não conseguiu evitar a derrota por uma bola a zero.