BALEIA


Edmundo Cordeiro


UMA BALEIA NAS RUAS DE PARIS - inspirado na canção "Moderne Baleine", dos Rita Mitsouko:

Ontem, na rua da Linha, uma rua perto do rio Sena, encontrei uma baleia. A baleia estava numa parede feita de ondas e de água salgada do mar… Espreguiçava-se… Penteava-se… Penteava os seus cabelos que eram de erva fresca, fria, húmida do orvalho, uns cabelos verdes raiados de vermelho cor de sangue, ou cor de… morango!

É uma baleia moderna, uma baleia que procura aprender cada vez mais, que procura estar a par de tudo, saber tudo, actualizar-se… - Oh, não sabem que esta baleia precisa de aprender! É uma necessidade natural! É como beber água! Ela precisa de aprender para poder viver melhor num mundo demasiado moderno. Uma baleia também tem necessidade de ser moderna. Não é só o mundo! Não são só…

Mas quando encontrei ontem a baleia, na rua da Linha, ela disse-me que no dia anterior tinha ido limar e afiar bem os seus dentes no dentista do mar…

No dentista do mar?

O dentista - que é primo de um velho marinheiro português, o Vasco da Gama, vive numa ilha onde está muito bem instalado, com todas as suas máquinas de cuidar das dentuças.

Lá foi ela, ao dentista.

Atravessou quase todo o Oceano Atlântico, entre Lisboa e a América, passou ao lado das ilhas dos Açores, e lá chegou ela à ilha do dentista, que falava português, porque, como agora sabemos, é primo do Vasco da Gama. Mas nadou devagarinho. Sim! Porque uma baleia moderna não tem pressas, uma baleia moderna não corre. Parece mal! Devagarinho, pelo caminho, atirava jactos de água e de vapor muito brilhante…

E depois de ter os dentes arranjados e os lábios pintados, lá foi ela outra vez para as profundezas secretas do mar… As profundezas secretas do mar, lá muito no fundo, onde nunca ninguém foi… Um lugar que os deuses lhe deram só a ela, para ela morar…

E ontem encontrei-a na rua da Linha quando eu andava tranquilo pelas ruas, depois de ter lido um livro sobre como andar tranquilo nas ruas, um livro moderno.

O céu estava iluminado de um cor-de-rosa muito vivo. A baleia, habituada ao azul do mar à superfície e ao azul muito escuro e quase negro do fundo do mar, estava por isso muito admirada. Ao longe, ela - ela e eu - via a Igreja do Sagrado Coração iluminada de ouro - a Igreja fica num pequeno monte, o monte que se chama Montmarte, que quer dizer, mais ou menos, Monte dos Mártires. Porque antigamente houve um santo que sofreu muito ali - um santo mártir, e um mártir é uma pessoa ou um santo que sofreu muito porque lhe fizeram mal sem razão nenhuma. Mas hoje já não fazem ali mal aos santos. Talvez porque hoje há menos santos do que antes. Não sei. Não sei mesmo.

Contei isto à baleia. Eu sei umas coisas, mas a baleia era muito simpática e não me chamou sabichão, ela queria era saber ainda mais, mais ainda, saber tudo, tudo. E queria subir ao monte de Montmarte para ver a Igreja do Sagrado Coração, queria vê-la mesmo à frente dos olhos. Ela pensava que a Igreja era feita de ouro. Mas não era, claro que não era, isso pôde ela ver quando lá chegámos. Era a luz que a fazia parecer assim. A luz das luzes da cidade.

Perguntou-me a baleia por que é que o céu também não tinha uma cor de ouro. Não tinha, disse-lhe eu, porque o céu estava iluminado pela Lua e pelos reflexos, pelos raios do pôr do Sol que atravessam as nuvens. Por isso estava o céu cor-de-rosa.

A baleia podia avistar quase toda a cidade de Paris do alto do Sagrado Coração. Abriu a sua grande boca, admirada, contente, feliz. (Foi nessa altura que eu pude ver os seus dentes impecavelmente tratados… Oh, baleia muito moderna! Bela!)

Lá ao longe ela via a Torre Eiffel, muito grande, também iluminada a ouro. Que é aquilo? Perguntou ela. Aquilo… Aquilo é uma torre enorme toda feita de ferro, disse eu. E porquê? Perguntou ela outra vez. Fiquei um bocado atrapalhado porque não sabia a razão daquela torre, não sabia por que é que a tinham feito. Porquê? Para quê? Uma Igreja a gente já sabe para que é que serve e por que é que foi feita (normalmente para lembrar um santo, ou Nossa Senhora, ou assim), agora aquela torre que não era nenhuma Igreja e parece um termómetro para medir a temperatura do céu - foi feita para quê?… Olha, não sei… se calhar já soube, acho que sim, que já soube, mas esqueci-me.

A baleia quis ir comigo até à Torre Eiffel, queria ver, queria subir lá acima, queria… Ai que baleia!…

Lá fomos e lá subimos.

Quando chegámos lá acima, mesmo no alto - aquilo é muito alto - a baleia abriu outra vez a boca de admiração, só que a abriu muito mais agora. Depois disse: -Ó seu malandro, então não sabes por que é que esta torre foi feita? Não tens vergonha de não saber isso? (Confesso que até estava muito à vontade e não tinha vergonha por isso.) Eu vou dizer-te, continuou a baleia: esta torre foi feita para mostrar às pessoas que as grandes cidades são uma espécie de mar - e que as profundezas secretas deste mar… as profundezas secretas deste mar… são os corações das pessoas. Às vezes chamam a isso alma, sabes?

- Oh, querida baleia, disse eu, é mesmo isso, é mesmo isso…

Depois descemos e fomos embora. E ela disse, quando mergulhava no rio Sena para ir até ao mar: - amanhã quero andar de metro contigo! Até amanhã!

Pumba! Grande mergulho!