noites do norte ao vivo
Caetano Veloso


por catarina moura

Quem, em Outubro, teve a fantástica oportunidade de assistir aos concertos de Caetano Veloso nos Coliseus, poderá redescobri-los, quase intactos, neste "Noites do Norte ao Vivo". A transformação de concertos em discos tem marcado a discografia de Caetano, não sendo por isso surpresa. A sua reinvenção permanente e sempre brilhante é que não cessa de nos tocar e seduzir.
"Noites do Norte ao Vivo" é um regresso às raízes sem concessões à popularidade nem revisitações facilitistas ao "best off" de trinta anos de carreira. É, pelo contrário, uma viagem intensa, consistente e apaixonada por uma identidade brasileira moderna que, na perpétua esteira do movimento tropicalista dos anos 60, se alimenta de tudo, ignorando estilos e proveniência em nome de uma linguagem universal que, filtrada por Caetano, se torna um pouco de todos nós.
Poeta maior de palavras e melodias, Caetano embala as ideias e as emoções com um talento ímpar que lhe confere o merecidíssimo estatuto de grande representante mundial da música popular brasileira. Neste "Músicas do Norte...", o cantor reequilibra em palco toda uma carreira, unindo épocas díspares e distantes num presente para o qual transporta músicas que vão, assim, adquirindo uma dimensão intemporal.



[aceder ao site oficial de Caetano Veloso]