Sérgio felizardo
NC/Urbi et Orbi


O Coro Misto da Covilhã, para além de idas ao estrangeiro, tem agendados concertos em freguesias rurais do distrito de Castelo Branco

O Coro Misto da Covilhã, que conta agora com 40 elementos depois da recente abertura de quatro vagas, tem já 32 concertos agendados para este ano. São 10 actuações no distrito, 12 no resto do País e 10 no estrangeiro.
A nível local, adianta o maestro Luís Cipriano, presidente da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), entidade promotora do Coro, está agendada a participação no "Art'Beira 2002". "É um projecto com o Governo Civil, que envolve uma dezena de espectáculos fora das sedes de concelho, ou seja, nas freguesias rurais, com o objectivo de descentralizar este tipo de iniciativas", explica Cipriano. No que diz respeito às apresentações a nível nacional, o responsável da ACBI garante que há datas marcadas para Lisboa (Mosteiro dos Jerónimos), Guimarães, Famalicão, Santarém, Abrantes, Portalegre "e outras ainda em negociações". No estrangeiro e mantém-se a participação nas Olimpíadas Corais da Coreia do Sul, em Outubro, e a hipótese de Moçambique, em Abril, que, no entanto, pode sofrer um adiamento, acrescenta o presidente da ACBI: "Não conseguimos, até ao momento, acertar uma data que interesse a ambas as partes, pelo que não excluímos a hipótese de adiar a digressão moçambicana para Janeiro de 2003". Por outro lado, continua, "o Coro Misto recebeu um convite para participar, de 16 a 20 de Maio próximo, no "4º Concurso Robert Schumann", em Zwickau, na Alemanha, cidade natal do compositor". Situação que, sublinha Luís Cipriano, "obriga a jogar com a disponibilidade de datas, pois é necessário fazermos dinheiro com concertos em Portugal, para irmos lá fora sem problemas". Para o próximo ano, em Abril, fica também a certeza da participação, já confirmada, num concurso em Budapeste.

"Requiem" editado em CD

No âmbito do lançamento de discos, a Associação Cultural prevê um ano cheio de novidades. Segundo declarações de Luís Cipriano, "a gravação do "Requiem", de Mozart, efectuada ao vivo durante a apresentação da obra, em Novembro, na Igreja covilhanense de São Tiago, foi ouvida por vários músicos e maestros, cuja opinião aponta para a edição em CD".
Com lançamento agendado está, também, o projecto "Zéthoven e o Ambiente". O CD, como aliás o NC divulgou nos primeiros meses de 2001, envolve a participação de escolas de todo o País com cerca de 360 crianças a cantar e mais de 10 mil no concurso de letras para as músicas. Para além da componente musical, o projecto inclui um CD-ROM dedicado ao ambiente, bem como uma história da música em Banda Desenhada. O disco, patrocinado pela empresa Águas de Portugal, tem, ainda, uma edição prevista de 500 exemplares em braille. A Escolinha do Zéthoven, por sua vez, acolhe, ainda em Janeiro, a nova disciplina de contrabaixo. Mais uma valência, explica o maestro, "no sentido de continuarmos a criar condições para, a partir de Setembro, trabalharmos a fundo no projecto do novo Conservatório que vamos apresentar ao Ministério da Educação, com o objectivo de o abrir em 2003/2004".
No horizonte da Associação está, também, a edificação de uma nova sede, A intenção não é nova, mas Cipriano acredita que este ano pode haver novidades. Para hoje, sexta-feira, 18, está agendada uma reunião com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto, onde, para além de falar sobre a "nova casa", o maestro conta apresentar o plano de actividades da Associação Cultural da Beira Interior para 2002. O orçamento atinge os 35 mil euros (70 mil contos), pelo que a autarquia deverá fazer uma avaliação e decidir quais as iniciativas que pode apoiar.