António Abernú é o formador deste workshop dedicado à formação teatral
Por iniciativa do Teatr'Ubi
Semestre de Formação Teatral


Por Ana Filipa Silva e Francisco Carvalho


O grupo de teatro da Universidade da Beira Interior está a proporcionar desde 16 de Janeiro, um workshop de formação teatral sob a responsabilidade de António Abernú e dirigido aos estudantes da UBI.
Este evento decorre nas instalações da Escola Secundária Frei Heitor Pinto. Inicialmente será apenas às quartas-feiras, das 21 às 23h30, mas passada a época de exames, o workshop passa a decorrer também às segundas feiras, nas mesmas instalações.
As duas horas e meia que dura cada aula serão ocupadas "com técnicas de voz, de movimento, de energias, posturas e improvisações" que são a base de representação de um actor, explica António Abernú.
Entre Janeiro e Julho os participantes "vão experimentar aquilo que é a grande responsabilidade de representar", diz o formador.
Embora a finalidade não seja levar à cena uma peça, possivelmente mostrar-se-à o que se desenvolveu durante o semestre. Para António Abernú será um trabalho de continuidade que dará frutos a médio prazo, ainda que seis meses sejam "pouco tempo". Na primeira sessão compareceram 11 pessoas mas espera-se que as 20 vagas sejam totalmente preenchidas.