O presidente da Federação Distritral, Rui Esteves, pretende um socorro rápido e de qualidade
Formação arranca antes do Verão
Escola de bombeiros
chega a Castelo Branco

Um núcleo distrital de formação vai iniciar a sua actividade na cidade albicastrense. O objectivo é que o socorro às populações sejam mais rápido e melhor.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A cidade de Castelo Branco vai ter um núcleo distrital de formação de bombeiros. Esta é a medida resultante do facto da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) querer descentralizar as suas actividades. O objectivo deste projecto é tornar a escola mais próxima dos seus destinatários, ou seja, dos bombeiros voluntários.
Numa reunião realizada no sábado, 12, na sede da ENB, em Lisboa, e onde estiveram presentes todos os presidentes das 18 Federações Distritais de Bombeiros, entre eles o do distrito de Castelo Branco, Rui Esteves, a decisão de apoiar esta ideia foi unânime. "Não duvido um milímetro que isso vai ser posto em prática. Basta que haja disponibilidade dos formadores", declara o presidente da Federação de Bombeiros de Castelo Branco. Satisfeito com a actuação do recente presidente da direcção da ENB, Duarte Caldeira, que quer criar estruturas de formação a nível distrital de forma a responder às necessidade específicas de cada região, Rui Esteves lutava por esta medida desde que há dois anos ocupa o cargo de presidente da Federação.
De acordo com este responsável, a vinda destes núcleos vai permitir a formação de formadores nas "áreas com mais carência", entre elas, a de Tripulantes de Ambulâncias de Transporte (TAT), Salvamento e Desencarceramento e ainda instruir os bombeiros na condução de veículos Todo-o-Terreno, precioso meio de socorro na época dos incêndios. "A área de formação tem que ser constante", defende Esteves. Ainda que haja cinco formadores de TAT e quatro na área do salvamento, Rui Esteves realça que este número fica muito aquém das necessidades das 12 cooporações de voluntários existentes no distrito.
O presidente da Federação avança ainda que o protocolo entre a Escola Nacional de Bombeiros e as várias federações vai estar pronto em finais de Janeiro. "E antes do Verão vamos ter os formadores. Estamos bastante satisfeitos com a concretização deste projecto. Queremos que o socorro seja célere e da melhor qualidade, a nível europeu", remata Esteves.