Por Marta Martinho


Cerca de 60 mil livros podem ser consultados neste espaço equipado com novas tecnologias e pensado para os próximos 20 anos

Construída para ser capaz de albergar livros e documentos da Universidade da Beira Interior durante os próximos 20 anos, a Biblioteca Central, abriu as suas portas à Academia e também ao público em geral, na passada quarta feira, dia 23 de Janeiro. Uma área de seis mil metros quadrados, que actualmente tem capacidade para receber 250 pessoas simultaneamente. É um espaço inovador, mais direccionado para as novas tecnologias, aberto a estudantes, docentes da UBI e população em geral, das 9 às 20 horas.
Aqui encontram-se livros destinados a todas as licenciaturas da UBI, equipamento informático (computadores, DVD's, CDRom, vídeo, terminais gráficos, acesso à Internet), Centro de Documentação, Centro de Estudos Judaicos, publicações periódicas e uma nova fotocopiadora.
"Até final do mês de Fevereiro esperamos que tudo esteja pronto", afirma Joana Dias, responsável pela Biblioteca Central, na medida em que "ainda há muito para fazer" e só em Fevereiro vai estar disponível o Banco Mundial, ou seja, estudos realizados sobre o desenvolvimento e que vão deixar de estar em arquivo. A área de medicina só nesta altura estará disponível, tal como os 80 computadores com acesso à Internet. É também neste mês que o horário da Biblioteca vai ser alargado das 9:00 às 24:00, inclusive aos sábados.
A nova Biblioteca Central tem maior capacidade do que a antiga e deverá albergar livros e equipamentos durante os próximos 20 anos. Por enquanto, recebe 250 pessoas, possui duas salas de leitura de grupo, e o número de terminais de consulta aumentou de um para quatro.
Este novo espaço possui cerca de 60 mil livros, que estavam em todas as bibliotecas, agora desactivadas, excepto a Biblioteca do Pólo das Ciências Sociais e Humanas (Ernesto Cruz) que se mantém em funcionamento.
"Todos os anos a Biblioteca recebe aproximadamente cerca de 7500 livros novos, de acordo com as áreas leccionadas na instituição", mas esta biblioteca "não tem as mesmas funções que uma Biblioteca Municipal", afirma Joana Dias.


"são os alunos que têm de ter uma atitude construtiva do local e dizer o que pretendem para se poder melhorar a qualidade do espaço"



Uma "atitude construtiva" por parte dos alunos

Segundo a responsável pela nova biblioteca," numa época de exames, frequências e trabalhos, a nova biblioteca tem menos alunos do que a antiga", no entanto mostra-se satisfeita com o novo local, mas referindo que "são os alunos que têm de ter uma atitude construtiva do local e dizer o que pretendem para se poder melhorar a qualidade do espaço".
Alguns alunos da UBI mostraram-se desagradados com o facto da Biblioteca estar fechada numa altura tão importante em que é necessário o uso de manuais para a realização de trabalhos e para estudo e em que existe a necessidade de salas para estudo. Joana Dias contesta esta ideia afirmando que "o espaço só esteve fechado duas semanas e meia " e por parte dos funcionários do serviço de documentação "toda a mudança foi feita o mais rápido possível e com a maior eficiência".
Na abertura deste novo espaço, a afluência à biblioteca não foi muita mas os alunos que ali se encontravam mostravam-se satisfeitos com o local.
"Está muito bem organizada, com muito espaço, com mais luz, mesas maiores", refere Lúcia Inocêncio, aluna de Engenharia do Papel, que aponta "algumas falhas mas que só o tempo é que vai levar à organização total". Para esta aluna o facto da Biblioteca estar fechada durante duas semanas trouxe-lhe alguns transtornos, que tentou resolver ao recorrer à Biblioteca da Associação Académica da UBI e à Biblioteca Municipal. O alargamento de horário deste espaço "é bom, pois a Biblioteca Municipal fecha às 18:30, e por isso não dá para estudar até mais tarde e a Biblioteca da AAUBI é muito fria", salienta. Este espaço vai trazer mais qualidade à vida dos estudantes, na medida em que "se podem fazer trabalhos de grupo sem perturbar quem está a estudar", afirma Victor Lemos, estudante de Engenharia Electromecânica.