Carlos Xistra (em baixo à esquerda) preside à Assembleia Geral do Núcleo

Núcleo de Árbitros nasce na Covilhã

Os estatutos já foram aprovados. Agora falta a sede.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Depois de, há duas semanas, ter sido apresentado o Núcleo de Árbitros de Castelo Branco, chegou a vez dos "juizes" covilhanenses fazerem o mesmo. O Núcleo de Árbitros de Futebol da Covilhã (NAFC) surge, assim, para servir a zona norte do distrito. Uma iniciativa que vem no seguimento do que já se passa um pouco por todo o País onde existem cerca de 50 colectividades deste tipo. O objectivo é agregar os árbitros de uma zona delimitada de modo a que se possam reunir quer para treinar, quer para estudar e reflectir as leis de jogo. A necessidade de dois grupos idênticos no distrito, reitera Romeu Afonso, presidente do NAFC, "justifica-se pelo facto de ser inviável fazer deslocações entre a Covilhã e Castelo Branco duas vezes por semana, uma vez que esse é o número de reuniões que pretendemos efectuar".
A partir de agora os membros do Núcleo têm um preparador físico à disposição e treinos no Municipal Santos Pinto às terça, quartas e quintas-feiras. Actualmente, a colectividade conta apenas com os 25 sócios fundadores, mas os responsáveis esperam que mais "colegas" adiram ao projecto.
Depois de aprovados os estatutos, em reunião na última sexta-feira, 18, a prioridade, adianta Romeu Afonso, "é encontrar um espaço para a sede. Já temos alguns lugares em vista e vamos iniciar contactos na próxima semana para que isso seja uma realidade o mais depressa possível". Até lá, as assembleias gerais, presididas por Carlos Xistra, são realizadas no Académico dos Penedos Altos.