Saúde
Número de enfermeiros na região abaixo da média europeia

A carência de enfermeiros na Região Centro foi um dos temas mais abordados no primeiro encontro ibérico da classe.

Céu Lourenço

 

O distrito de Castelo Branco, apesar de em termos nacionais não estar mal, têm uma média de enfermeiros por habitante abaixo da média europeia. Esta a principal conclusão do I Encontro Ibérico de Enfermagem Castelo Branco/Cáceres, organizado na sexta-feira 18, e sábado, 19, no Instituto Português da Juventude (IPJ), pela Ordem dos Enfermeiros- Secção Regional do Centro e o Colégio Oficial de Enfermaria, da província de Cáceres, em Espanha.
Segundo o presidente da Ordem dos Enfermeiros, Amílcar de Carvalho, foram vários os temas abordados, sobretudo na perspectiva de ensino e formação, mas também no que diz respeito a aspectos que têm a ver com as necessidades da população, como o direito à saúde e a importância que os enfermeiros "atribuem a esse direito". Amílcar de Carvalho salienta que este encontro "serviu para discutir as necessidades dos cidadãos, os recursos necessários, chamando a atenção da tutela, da necessidade que temos de enfermeiros na região. Aqui, orçamos que existem quatro centenas de profissionais, com um número de enfermeiros por habitante, que não sendo mau, no plano da média nacional, é muito mau no plano da média europeia" explica o presidente da Ordem dos Enfermeiros.
Amílcar de Carvalho refere que o plano de actividades para o biénio 2002/2003 prevê a viabilização de alguns projectos comuns, entre os quais, "para desenvolvimento dos cuidados de enfermagem e para a necessidade de intervenção à continuidade de cuidados, na dependência que os doentes têm no domicílio, numa população idosa como esta região tem". O presidente da Ordem mostra-se satisfeito pela abertura demonstrada pelo autarca albicastrense, Joaquim Morão, no sentido de viabilizar projectos nesta matéria, de modo a que "as nossas populações tenham mais saúde"