O presidente da AECBP, João Carvalho, defende que o Centro de Formação é, para a Covilhã, "uma estrutura essencial"
Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor
Centro de Formação Profissional nasce este ano

Ainda em 2002, a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor passa a dispôr de um Centro de Formação Profissional. Para 2003 prevê-se o arranque da nova sede junto à Biblioteca Municipal covilhanense.

Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


A Câmara Municipal da Covilhã deliberou na sexta feira, 25, em reunião do executivo, a cedência de um terreno de mil metros quadrados, no Parque Industrial do Canhoso à Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) para construção de um Centro de Formação Profissional. A cedência do espaço é feita em regime de direito de superfície, por um período de dez anos, revertendo para o Município da Covilhã todas as construções e outras benfeitorias efectuadas.
Segundo declarações do presidente da AECBP, João Carvalho, ao NC, a nova infraestrutura vai dotar a Covilhã de "instalações necessárias para dar uma formação decente". No edifício passa ainda a funcionar uma sub-delegação da Associação. "Uma vez que vamos ali instalar a infraestrutura e temos de deslocar para lá meios técnicos e humanos, podemos dar um apoio técnico, para além da formação, que seja útil aos utentes do Parque Industrial e a toda a região", explica João Carvalho. Numa primeira fase do projecto a Associação deve investir cerca de 400 mil euros (80 mil contos) e João Carvalho não exclui a existência de uma segunda fase do projecto, que implica a expansão do edifício para uma área que pertence à zona verde do Parque. "Não será muito difícil conseguirmos a desanexação daquela parte e a cedência dela, uma vez que não está a ser utilizada", salienta o responsável da Associação Empresarial, que acredita que o Centro de Formação Profissional fica concluído ainda este ano.

Nova sede em 2003

Ainda segundo João Carvalho, "está na altura de uma sede nova para a Associação". O presidente da AECBP explica que já existe um estudo arquitectónico e que o objectivo é construir uma "sede condigna e capaz de instalar aquilo que está "a monte" nas actuais instalações".
O terreno, já cedido pela autarquia covilhanense, situa-se junto à Biblioteca Municipal. "Estamos a pensar, logo na sequência do Centro de Formação Profissional, em avançar com a construção da sede. Ou seja, no próximo ano", sublinha João Carvalho. Neste momento a AECBP está a fazer contactos no sentido de instalar, no mesmo edifício, um maior número de entidades públicas, que possam contribuir para uma melhoria no apoio prestado aos associados. Como exemplo, Carvalho aponta o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) e o Centro de Formalidades.