João Alves
NC/Urbi et Orbi


Amândio Melo assegura que Belmonte está do lado da Covilhã na luta pelo perfil de auto-estrada no IC6

A Câmara Municipal de Belmonte também quer que o IC6, a via que liga Covilhã a Coimbra, tenha o perfil de auto-estrada. É esta a garantia deixada pelo presidente da autarquia, Amândio Melo, que salienta: "A edilidade deliberou nos mesmos termos que a Covilhã. Somos, por isso, da mesma opinião".
Recorde-se que no dia 7 de Dezembro de 2001, a autarquia covilhanense rejeitou uma proposta do Instituto para a Conservação Rodoviária (ICOR) de traçado da estrada da Covilhã para Unhais da Serra, integrado no trajecto do IC6, entre a cidade serrana e Coimbra. A Câmara da Covilhã, tal como outras entidades, com destaque para a ANIL, contesta o facto de o plano não corresponder aos objectivos do município. Carlos Pinto enviou mesmo ao ex-ministro do Equipamento Social, Ferro Rodrigues, uma proposta para que o traçado fosse construído com perfil de auto-estrada. É que, segundo Pinto, "toda esta zona é prejudicada no acesso ao Litoral", pois a população é obrigada a utilizar várias vias, desde o IP5, à estrada da Serra e ao IC8. Por isso, exige que o Governo opte pelo perfil de auto-estrada. Na sequência desta decisão, a Câmara da Covilhã apelou mesmo às autarquias vizinhas, como Belmonte, Fundão e Penamacor, para que se envolvessem na tarefa de sensibilizar o Poder Central para esta questão. Para Carlos Pinto, se assim nâo for, "há um prejuízo real para esta zona".
À Câmara de Belmonte terá, então, chegado este pedido da autarquia covilhanense. O executivo camarário, entretanto, analisou a proposta e votou favoravelmente para que o IC6 se constitua como auto-estrada. Para Amândio Melo, existe a necessidade de se ter "um acesso mais directo a Coimbra. A estrada mais utilizada é o IP5, mas que está congestionado. É quase um castigo as pessoas deslocarem-se a Coimbra", salienta o autarca. E adianta que o IP5 é "uma má solução", pelo que o IC6 com perfil de auto-estrada se revela de "uma extrema importância para toda a região. Nós não poderíamos ter opinião contrária à Câmara da Covilhã".
O NC tentou ainda obter a posição do presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, quanto a este assunto, mas até ao fecho da edição tal não foi possível.