Por Catarina Moura


Paulo Serra, doutorado pela UBI, apresentou a sua tese sobre o sentido epistemológico da informação

O agora Professor Doutor Paulo Serra, docente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, apresentou na última sexta feira, 1 de Fevereiro, a sua tese de Doutoramento sobre "Informação e Sentido". A apresentação teve início às 14h30, na Sala dos Actos da Reitoria e, nas quatro horas que se seguiram, o doutorando mostrou que os três anos dedicados a investigar o sentido epistemológico da informação deram os seus frutos. A aprovação foi unânime e mereceu uma menção honrosa.
Adriano Duarte Rodrigues, Vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, foi o arguente da tese, integrando um júri de mais seis elementos: António Fidalgo (orientador), José Manuel Santos, João Carlos Correia, Rui Bertrand, Manuel do Carmo Ferreira, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Vice-reitor Luís Carrilho, em representação do Reitor da instituição. Conhecer a maioria dos Professores que o avaliaram contribuiu para que Paulo Serra não estivesse "particularmente nervoso", embora deixe claro que "uma situação tão formal impõe o distanciamento necessário. Apesar de sermos amigos, as ideias estão acima da amizade. "Amigo de Platão mas mais amigo da verdade"" conclui, citando Aristóteles.


A tese de doutoramento de Paulo Serra mereceu uma menção honrosa por parte do júri



A imagem na Internet: um tema para o futuro

A tese deste docente de Ciências da Comunicação insere-se num projecto mais vasto, que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos dois anos na Universidade da Beira Interior: o Projecto Akademia - Sistemas de Informação e Novas Formas de Jornalismo On-line (http://www.labcom.ubi.pt/akapro/pt/akasapiens99.html), dirigido por António Fidalgo. Paulo Serra considera que o seu trabalho contribui positivamente para o projecto, nomeadamente os capítulos sétimo, oitavo e nono da tese, "dedicados em grande medida à Internet e ao jornalismo on-line". De futuro, pretende continuar a investigar este tema, focando sobretudo a questão da utilização da imagem (fotografia e vídeo) na Internet.
Cansado e ainda sem uma consciência exacta das quatro horas que acabara de viver, o docente relembra as críticas feitas pelos membros do júri e considera que todas foram pertinentes. "Se voltasse a escrever a tese, incluiria todas", refere. Uma hipótese a que a ideia de publicar o trabalho dá consistência mas que Paulo Serra parece ainda não ter considerado. No entanto, é contundente a esse respeito: "Se essa possibilidade existir, a prioridade será para uma publicação interna, pois é algo que defendo e em que acredito. Mesmo que tivesse a proposta de uma editora, preferia que o livro fosse publicado pela Universidade. A investigação foi feita cá e creio que a Universidade deve tirar algum benefício disso", afirma.