António Fidalgo

Dois Anos


Dois anos na vida de um jornal é muito pouco. Mas dois anos na vida de um jornal on-line é muito. Quando o Urbi et Orbi veio a luz pela primeira vez, vivia-se a euforia das chamadas dot.com. A euforia foi-se, muitas das empresas da nova economia faliram, muitos sítios da Internet fecharam, mas o Urbi et Orbi continuou a sair ininterruptamente todas as terças feiras. A ideia que animava o projecto tinha pernas para andar. Hoje o jornal retrata o dia a dia da Universidade da Beira Interior e guarda-o em história no seu arquivo, disponível on-line para o quem o queira consultar a qualquer hora e em qualquer lugar.
Passados dois anos o Urbi et Orbi reforçou-se, credibilizou-se, e já mereceu referências elogiosas em órgãos de comunicação nacionais. A UBI tem um jornal on-line há dois anos, o que não se pode dizer da grande maioria das outras escolas de ensino superior em Portugal. Claramente estamos à frente. No Interior profundo de Portugal conseguimos uma visibilidade do alcance da Internet. O caminho a seguir será por aí.
A UBI investiu no jornal on-line e, é justo mencioná-lo, também na sua página Web: www.ubi.pt , que é seguramente uma das páginas mais bem conseguidas, mais organizadas e mais cheias de informação das universidades portuguesas.
Por outro lado, o Urbi et Orbi faz parte hoje de um conjunto de iniciativas integradas no Labcom - Laboratório de Comunicação On-line da UBI, de que se destacam a Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação e o Projecto Akademia, www.labcom.ubi.pt.
Muito se conseguiu e muito há por fazer. O jornal conseguiu ser um verdadeiro laboratório para os alunos de jornalismo da Universidade, mas não se tornou ainda naquele espaço de informação e debate que pode e deve ser dentro da universidade. Uma universidade viva é uma instituição que debate e para debater tem de haver um espaço público para o fazer. Oxalá o Urbi possa ser um incentivo de debate para todos os que trabalham na UBI, que nela ensinam, investigam e estudam.