Espaços de acesso à Internet e formação
Geração Millennium na Covilhã e Fundão


Miguel Fontes, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, inaugurou o primeiro Espaço Millennium do distrito. Dotar os jovens com formação especifica em relação às novas tecnologias de informação é o principal objectivo.

Por Ana Filipa Fernandes

 

Geração Millenium 2.0 é um programa da iniciativa do Ministério da Juventude e do Desporto que tem como objectivo criar espaços de acesso à Internet e Formação. O primeiro espaço a abrir portas no distrito de Castelo Branco é o do Centro Cultural e Desportivo (CCD) Académico dos Penedos Altos (Covilhã).
Esta é uma iniciativa que visa essencialmente os mais jovens, na medida em que o Ministério da Juventude e do Desporto pretende assumir como aposta central da sua acção a massificação do acesso às tecnologias de informação.
Miguel Fontes, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto afirma que "este programa tem como principal objectivo criar condições de formação para os jovens a nível das novas tecnologias de informação e comunicação, prevenir situações de infoexclusão e estimular os jovens a desenvolver competências em tecnologias de informação". Assinala o papel fundamental deste tipo de projecto para "diminuir as assimetrias que se verificam entre as regiões do litoral e do interior. Queremos criar condições para que todos possam ter acesso e participar neste novo universo das novas tecnologias de informação. O acesso a essas tecnologias e a formação vêm possibilitar isso mesmo", explica Miguel Fontes.
Em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPJ) e entidades privadas sem fins lucrativos, que prossigam fins de natureza social, serão criados espaços semelhantes em zonas onde o acesso a estas tecnologias é limitado.
Para este efeito o Ministério da Juventude e do Desporto pretende criar no mês de Fevereiro, 800 Espaços de acesso à Internet e Formação. São criados "Postos Millennium", compostos por um máximo de dois computadores para acesso público à Internet, e os "Espaços Millennium", compostos por entre um mínimo de quatro e um máximo de oito computadores ligados em rede, que servirão de acesso à World Wide Web e como espaço de formação.
Na cerimónia de abertura do primeiro Espaço Millennium no CCD Académico dos Penedos Altos, na passada sexta-feira, para além do secretário geral da Juventude e do desporto, Miguel Fontes, estiveram ainda presentes dirigentes do IPJ, algumas associações, onde serão instalados alguns Postos, e o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto.

152 computadores para pontos e espaços Millennium

Foram ainda assinados 14 protocolos para a abertura para "Pontos Millennium" e 24 para "Espaços Millennium", sendo abrangidos os 11 concelhos. Os computadores a implantar rondam os 152.
No distrito de Castelo Branco, são 37 as Entidades que viram os seus projectos aprovados, num total de 147 computadores, destinando-se 122 a "Espaços Millennium" e 25 a "Postos Millennium".
Carlos Pinto, presidente da Câmara, relembra a abertura desta Associação nos Penedos Altos: "Lançamos o desafio que consistia no facto de podermos assistir, através desta inauguração, a momentos como estes tão importantes para o associativismo no concelho da Covilhã". Considera ainda que este projecto "trata daquilo que é essencial na formação das geraçãoes a nível das novas tecnologias".
Luís Cipriano, presidente da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) afirma que este projecto vem dar muito jeito, na medida em que "tinhamos iniciado um projecto para edição de partituras e troca de trabalhos via Internet com outras Associações, essencialmente trabalhos musicais de jovens, tinhamos todo o tipo de material musical, faltavam precisamente os computadores". Vem ainda contribuir para a formação, na medida em que esta Associação tem já planos para cursos de informática ligados à musica. "Vão ser gratuitos para todos os jovens. É um projecto que pretendemos que esteja pronto no final de Fevereiro".