Félix Rabasquinho e Sérgio Baptista, responsáveis pelo desporto do GIR Rodrigo
GIR Rodrigo integra INATEL


Depois de um longo tempo de inactividade em termos desportivos devido às obras na sede, o GIR Rodrigo alarga o leque de modalidades e inscreve-se para o Calendário Nacional do INATEL.

Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


O Grupo de Instrução e Recreio (GIR) do Rodrigo aprovou na última Assembleia Geral a filiação do clube no INATEL. Uma medida que possibilita ao clube integrar, já a partir do próximo ano, o Calendário Nacional de provas daquela entidade. Para Sérgio Baptista e Félix Rabasquinho, responsáveis pela secção desportiva da colectividade covilhanense, a notícia veio na melhor altura.
"Adormecida" há alguns anos, a secção desportiva arrancou em força em 2001, depois de concluídas as obras na Sede Social do clube, e já expandiu a sua actividade para diversas modalidades. Só no atletismo, o clube tem cerca de 50 pessoas entre Benjamins e Veteranos. Tem participado em todas as provas da Associação distrital desde Setembro e, em 13 corridas, tem coleccionado alguns troféus e bons resultados. Consequência, diz Rabasquinho, "que resulta do facto de o GIR ter a melhor equipa de Veteranos a nível do distrito".
Para além do atletismo, os responsáveis da secção desportiva apostam também no futsal, ténis de mesa, damas e xadrez, modalidade na qual querem integrar uma equipa na Federação Distrital. O difícil, explicam os responsáveis, "não é angariar jovens. O pior é não haver apoio nenhum que suporte os custos e o material necessário para levar as actividades por diante". Para já, o problema mais urgente a resolver é, segundo Sérgio Baptista e Félix Rabasquinho, o do transporte de atletas. Os responsáveis querem uma carrinha porque, explicam, "de cada vez que há uma prova, são precisos vários carros e várias viagens para levar os corredores".