Por Ana Maria Fonseca


O vale glaciário e as construções pastoris presentes em cerca de 13 km podem vir a ser património da humanidade

A UBI vai participar no processo de candidatura do vale glaciário do Zêzere e das construções pastoris das cortes e levadas presentes na Serra da Estrela, a Património da Humanidade da UNESCO.
A garantia é dada por Mário Raposo, vice-Reitor da UBI. Apesar de o processo estar ainda "numa fase embrionária", diz, "a UBI está sempre interessada em colaborar com iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da região", esclarece, e acrescenta "É importante preservar algo que é nosso e quase único na Europa".
Mário Raposo diz que, candidatar este património único a património da humanidade é "colocar a Serra da Estrela no mapa mundial", o que poderia, a seu ver, trazer uma enorme "mais valia ao turismo na região".
"A UBI tem Know how" para estabelecer uma parceria com outras entidades necessariamente ligadas ao processo, como é o caso da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e da Câmara Municipal de Manteigas. Os contributos que a UBI pode dar a esta candidatura passam, na opinião do vice-Reitor da UBI, essencialmente por três departamentos. "O Departamento de Engenharia Civil pode tratar da parte geo- morfológica, através da análise física do terreno, o Departamento de Gestão e Economia pode envolver-se no que toca ao impacto económico a nível da região e o Departamento de Engenharia Química pode intervir, através do ramo de investigação na área do ambiente, sobre o impacto ambiental, por exemplo", esclarece o vice- Reitor, sublinhando que "tudo ainda está numa fase muito embrionária".
Até ao fecho desta edição, não foi possível contactar ninguém responsável pelo Parque Natural da Serra da Estrela, pela Região de Turismo da Serra da Estrela ou pela Câmara Municipal de Manteigas.