Dinamizar o Carnaval da Neve
Um Carnaval diferente em 2003

Por Ana Maria Fonseca

 

"Vamos ter de por de parte a ideia do Carnaval da Neve nos moldes dos anos 60 e 70. Está mais do que provado, e tem-se tentado ao longo destes últimos anos fazer renascer algo que eu penso que o público, nomeadamente o da Covilhã, já não adere". Estas são declarações de Maria do Rosário Rocha sobre o Carnaval da Neve, objecto de discussão em sessão de câmara da passada sexta feira, 15.
A fórmula que enformava o Carnaval da Neve parece não estar a resultar e, por isso, pretende-se agora, trazer o carnaval para a rua. É preciso "direccionar o carnaval mais para a rua para que os visitantes nesta zona da Serra da Estrela, depois dos seus passeios e da prática desportiva na serra, ocupem o tempo na cidade", explica Maria do Rosário. "É nesse sentido que se vai fazer um estudo para saber como será o próximo Carnaval da Neve", afirma.
"O carnaval da Covilhã esteve sempre, no imaginário das pessoas, associado à neve. Essa é uma realidade que cada vez está mais diferente porque cada vez há menos neve. Por isso temos de começar a fazer acções que o caracterizem de outra maneira", defende a vereadora para a Cultura da autarquia covilhanense.
"Nesse sentido, acrescenta, pode passar por um corso, no dia de carnaval que envolva as associações e outro tipo de pessoas que não só as escolas. Mas isto implica não só verbas mais elevadas, como a dinamização das associações e a sua colaboração".
Este ano a Câmara Municipal da Covilhã comparticipou com 1500 contos as festividades de Carnaval. Essa verba foi direccionada essencialmente para o desfile das crianças das escolas.
Para dinamizar o Carnaval da Covilhã, a solução passa pelo envolvimento das associações da cidade e também, na opinião da vereadora, pela associação comercial "porque também é uma forma de dinamizar o comércio", afirma.
No entanto "não se pode criar tradição de um ano para o outro". Os planos para 2003 passam por um programa "mais de rua e um corso com algumas figuras nacionais que façam cartaz".
Para Miguel Nascimento, vereador socialista da edilidade covilhanense, "a Câmara da Covilhã deve reflectir sobre o que é que o Carnaval da Neve pode trazer para a Covilhã, nomeadamente em termos de cartaz turístico", defende.
Na sua opinião, é necessário "envolver toda a comunidade, o associativismo, no caso da câmara querer apostar fortemente num Carnaval da Neve com um cartaz turístico que consiga dinamizar a região, uma iniciativa cultural e turística de grande monta", esclarece, e acrescenta "É preciso sempre reflectir muito antes do carnaval e penso que neste momento estão criadas as condições para se começar a pensar num carnaval de 2003".