Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A instituição completou 102 anos na quarta feira, 13, mas vai esperar uma semana para os comemorar

O Lar de São José está de parabéns. A instituição comemorou 102 anos de existência, na última quarta-feira, 13. Ainda que as velas só se apaguem na próxima quarta-feira, 20, Brito Rocha, presidente da direcção, já formulou um desejo: "Concluir as obras o mais depressa possivel e acabar de construir o Centro de Convívio". "A obra já podia estar pronta, não fosse o atraso de quase um ano causado pelo deslizamento de um muro, perto do local onde está a ser construído o Centro", explica.
Brito Rocha esclarece que "há uma continuidade do trabalho de dignificar a pessoa humana" e essa tarefa traduz-se na recente instalação de um sistema de alarmes, investimento avaliado em cerca de 90 mil euros (18 mil contos). A admissão de pessoal com formação, assistência médica e de enfermagem, 24 horas por dia, bem como o aumento do apoio domiciliário são outros dos projectos concretizados neste último ano. "Pretendo continuar a apostar no prolongamento da vida", afirma Brito Rocha. As dificuldades económicas não ensombram a actual "saúde" da instituição, já que "o Lar está bem e recomenda-se". E se há 15 anos atrás, altura em que Brito Rocha começou a tomar conta da instituição, o Lar "era um albergue", hoje "é um hotel cinco estrelas", conclui.
A data vai ser assinalada na próxima quarta-feira, 20, com um almoço. De acordo com o responsável do Lar, já foram endereçados alguns convites, nomeadamente ao presidente da autarquia, Carlos Pinto e outras individualidades.