Gravação ao vivo
"Requiem" em disco no próximo mês

NC/Urbi et Orbi

 

A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) prepara-se para lançar no inicio de Março o CD com a gravação ao vivo do "Requiem" de Mozart, interpretado pelo Coro misto da Covilhã, Orquestra Profissional de Artes da Beira Interior, cantores convidados e dirigido por Luís Cipriano, a 17 de Novembro de 2001, na Igreja de São Tiago.
O registo do concerto foi avaliado por vários músicos e maestros que apontaram unanimemente para a sua edição. Na última semana, Luís Cipriano ouviu as provas finais e acredita que o disco possa ver a luz do dia "na primeira ou segunda semana do próximo mês". "É uma edição extremamente importante, dado que a nível mundial só conheço quatro ou cinco versões do "Requiem" ao vivo, pois é uma obra de interpretação arriscada", salienta o maestro. Com custos que ascendem aos 22 mil euros (cerca de quatro mil e 500 contos) e uma tiragem de quatro mil exemplares, o disco ainda não tem qualquer tipo de apoios e pode mesmo não vir a necessitar. Cipriano justifica: "Há a possibilidade da distribuidora lançar o CD na Europa e se isso acontecer nem sequer vamos procurar patrocinadores, até porque há muitas lojas que não vendem discos com publicidade. É necessário, por isso, estudar bem os prós e os contras".
Quanto a novas apresentações do "Requiem" em concerto, o maestro afiança que "há contactos junto da Tabaqueira no sentido de esta patrocinar a repetição do espectáculo, na Covilhã ou em Castelo Branco", mas ainda sem qualquer resposta.