Sporting da Covilhã vence União de Coimbra por quatro bolas a uma

Ficha do Jogo

Estádio Municipal José Santos Pinto
(Covilhã)
17/02/02


Árbitro: Américo Gonçalves
Auxiliares: Victor Rego
Manuel Semedo

Sp. Covilhã: 4
Celso; Rui Morais(Riça 45m), Piguita, João Carlos, Marco Abreu; Capelas,Trindade (cap.), Chalana, Túbia(José Carlos 45m), Filipe Avelar(Hélder Gomes 70m) e Hermes.

Treinador:
João Cavaleiro

Marcadores:
Hermes (7m), João Carlos (33m), Riça (72m e 88m)

União de Coimbra: 1
Joca; Jiri Kohout, Claúdio(Fernando Martins 56m), João Pereira, Daniel;
André Lage(Varandas 74m), Luís Filipe(Neno 64m), Miguel Marques, Gonçalo, Bébé(cap.) e Vikior Dolista.

Treinador: José Conceição

Disciplina: cartão amarelo para André Lage(39m)

Marcador: André Lage (27m)

22ª jornada 2ª B Zona-Centro; Sp. Covilhã mais líder
Goleada sem brilho

O Sp. Covilhã efectuou uma exibição pobre frente ao União de Coimbra, mas mesmo assim conseguiu golear o seu adversário. Foi mais uma vitória que deixou o clube serrano mais isolado no comando da liderança do campeonato. Riça destacou- se ao marcar dois golos.


Por Francisco Carvalho


O Sp. Covilhã recebeu e goleou este domingo o União de Coimbra, a contar para a 22ª jornada. Foi um jogo realizado no Municipal Santos Pinto e que deixou o Sp. Covilhã mais isolado no comando da 2ª B Zona-Centro.
O Sp. Covilhã entrou para este encontro com várias alterações no seu esquema táctico utilizando apenas um avançado, mas com dois médios muito ofensivos, Chalana e Filipe Avelar. Trindade subiu para o meio-campo, fazendo dupla com Capelas e Túbia. Era um Sp. Covilhã reforçado a meio-campo, que defrontava uma equipa que fora de casa só contava com derrotas. E foi um começo de jogo sempre ao ataque por parte dos da casa. Logo aos 5', Hermes falha incrivelmente de cabeça na sequência de um canto, com o guarda-redes adversário já fora do lance. Mas dois minutos depois não perdoa. A jogada começa na direita, com Rui Morais a ganhar a linha e a cruzar para a pequena-área, onde aparece Hermes sem marcação a cabecear para o fundo da baliza de Joca. Era um excelente começo dos Serranos que dominavam em toda a linha. Aos 10', Filipe Avelar inicia uma jogada individual pela esquerda, e após passar dois adversários remata com a bola a passar muito perto do poste.
Mas a partir deste lance tudo mudou. O Covilhã começou a jogar com muita lentidão e com lances demasiado individualistas. O esférico andava muito pelo ar e Capelas começava a perder o controlo do meio-campo. O União de Coimbra começava então a ganhar mais confiança, e saía para o ataque com mais perigo. João Cavaleiro bem pedia mais vivacidade aos seus jogadores mas a velocidade era pouca. Começam então a surgir os lances de perigo para os visitantes. Aos 24', o União de Coimbra quase aproveita uma confusão dentro da área, mas ninguém consegue efectuar o remate vitorioso. Porém, aos 27' o União de Coimbra não perdoa mais uma falha da defesa do Sp. Covilhã e empata a partida. Na sequência de um canto, André Lage aparece sem marcação ao segundo poste e cabeceia para a baliza do desamparado Celso. Este golo premiava a toada do U. Coimbra que jogava cada vez mais desinibido e que saía com alguma segurança para o contra-ataque.
Mas a resposta dos "Leões da Serra" não tardou. A partir de um lance de bola parada o Sp. Covilhã volta à vantagem no marcador. Foi aos 33' na sequência de um canto, com Hermes a fazer uma assistência para a pequena-área, onde aparece o central João Carlos a cabecear para a baliza. Mas o jogo continuou muito pobre, com a última oportunidade a pertencer de novo aos homens vindos de Coimbra, aos 43'. Gonçalo remata já dentro da grande-área após passe do checo Dolista, mas Celso efectua uma boa defesa. Minutos depois acabava a primeira parte.

Riça a desequilibrar

No intervalo, João Cavaleiro fez duas alterações na equipa para ver se o rumo do jogo mudava. Entrou o avançado Riça e o extremo José Carlos. Mas os primeiros 20m foram muito maus. Muitas remates para a frente e para o ar sem nexo nenhum, e não havia ninguém que pusesse calma no jogo. A única jogada digna de registo aconteceu aos 8' quando Chalana fugiu pela esquerda, centrou para a grande área com Riça a desperdiçar incrivelmente, ao rematar rente ao poste. A emoção voltou ao encontro apenas aos 24', quando Chalana efectua mal um corte e obriga Celso a sair da balizar e a efectuar um corte aos pés de Fernando Martins. Foi a última oportunidade dos jogadores do União. A partir daí os lances de perigo pertenceram totalmente ao Sp. Covilhã. Aos 27', aparece o golo da tranquilidade. Riça bate um livre ao seu estilo, com a bola a bater na barra e quando efectuava a trajectória descendente, bate no guarda-redes Joca e entra na baliza. Acabava aí a resistência dos homens de Coimbra. Aos 31', Hermes podia ter bisado, mas o seu cabeceamento bate na barra. De novo num livre, aos 36', Riça remata forte mas Joca efectua a defesa da tarde. Com a equipa do União de Coimbra a tentar reduzir a desvantagem, e a jogar ao ataque aparece o quarto golo dos da casa. Piguita saí da sua área e ultrapassa dois adversários e abre na esquerda para Hélder Gomes, que de primeira isola Riça, o qual, isolado, galga alguns metros e coloca a bola no fundo da baliza. Este lance acontece aos 43', e fecha o resultado e a goleada.
Foi um jogo onde o resultado não transparece o que se viu no Santos Pinto. O Sp. Covilhã jogou de uma forma displicente, sem velocidade e criatividade, aproveitando os erros na defesa do União de Coimbra. Capelas e Trindade não mostraram muita eficácia no meio campo, e Chalana e Filipe Avelar só apareceram a espaços. Riça foi então o desequilibrador ao marcar dois golos e a sentenciar a partida. Mas foi uma vitória muito importante porque reforçou a liderança no campeonato aproveitando os deslizes dos seus adversários mais directos. No União de Coimbra destacou-se pela positiva, o batalhador avançado checo Dolista, no meio-campo Bébé e na defesa André Lage. Já o seu guarda-redes demonstrou total ineficácia nos lances aéreos, com culpas nos dois primeiros golos do Sp. Covilhã.
Quanto ao árbitro Américo Gonçalves efectuou uma exibição positiva, mas não foi bem coadjuvado, especialmente no capítulo do fora de jogo.