José Manuel Santos
A desenvolver durante os próximos três anos, na UBI
Projecto de investigação une Filosofia e Comunicação


Sistematizar as filosofias recentes e utilizá-las para explicar e aplicar à comunicação é um dos propósitos do estudo, contemplado com 56 mil euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que será desenvolvido por docentes da UBI e que resultará numa publicação.

Por Ana Maria Fonseca


A UBI é o centro de um projecto que analisará, nos próximos três anos, a relação entre a Filosofia e a Comunicação.
O projecto, que está a ser desenvolvido por docentes das licenciaturas em Ciências da Comunicação e Filosofia, aborda um tema pouco tratado em Portugal que verá surgir ao longo dos três anos que dura a investigação, uma compilação em forma de livro no final do projecto.
"Tudo começou através de contactos com professores na área de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que se interessavam pela temática da comunicação. Como a UBI tem vários mestres e docentes nesta área, achámos que seria interessante apresentar um projecto onde entrassem estas duas ciências", explica José Manuel Santos, mentor do projecto e um dos investigadores envolvidos.
A importância desta investigação reside em levar investigadores portugueses a trabalhar nesta área pouco desenvolvida no nosso País. Para isso, os docentes da UBI que trabalham em colaboração com docentes do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa irão aplicar determinadas teorias filosóficas à comunicação, produzindo algumas ideias originais.
"Às vezes os filósofos têm ideias à margem da comunicação, a ideia será pôr determinadas ideias em prática, aplicando-as à realidade", explica José Manuel Santos.
Uma iniciativa de extrema importância para a instituição, na medida em que "não só surgirá uma publicação final que será uma monografia do trabalho realizado e estará posteriormente acessível no mercado, podendo ser utilizada por investigadores, docentes e alunos de Ciências da Comunicação e de Filosofia" mas também porque representa "uma mais valia para a Licenciatura em Ciências da Comunicação e também para a Licenciatura em Filosofia, uma vez que estas têm docentes envolvidos num projecto desta envergadura". Por outro lado, através deste projecto " mostra-se que a filosofia que se ensina na UBI aplica-se a problemas da realidade contemporânea. É, digamos, uma filosofia aplicada", defende José Manuel Santos.

Seminários, conferências e colóquios na UBI

A UBI é o centro de um projecto que conta com a colaboração de docentes do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa

Da parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), financiadora do projecto, haverá uma avaliação anual. "A instituição exerce um controlo permanente sobre as actividades", explica o investigador. Para ajudar a coordenar os trabalhos, os investigadores contam com André Berten, docente da Universidade de Louvina, na Bélgica que será o conselheiro científico da investigação.
O primeiro ano será um ano de prospecção, onde haverá "reuniões regulares entre os membros do projecto, dedicado essencialmente à recolha de material e a experiências em várias direcções". Já no segundo ano haverá uma "confrontação com investigadores e projectos estrangeiros". No terceiro e último ano procede-se à compilação, "síntese e redacção final da investigação que será publicada em livro". "Mas o projecto não dará só origem a uma publicação mas também a várias publicações em revistas nacionais e estrangeiras", esclarece José Manuel Santos.
No âmbito da actividade serão organizados seminários, colóquios e conferências, a decorrer na UBI.

Comunicação: boa ou má?

Para a decisão do júri da FCT de atribuir financiamento a esta investigação contribuiu a "originalidade do projecto", mas também "o currículo dos participantes", diz o investigador. "Todas as pessoas que integram o projecto estão capacitadas para o desenvolver", acrescenta.
Da UBI os investigadores são quatro professores doutorados, José Manuel Santos, Rui Bertrand, Paulo Serra e João Carlos Correia, e três assistentes que preparam neste momento doutoramentos se inserem nesta temática, António Bento, Edmundo Cordeiro e José António Domingues. Para este projecto será também contratado um bolseiro que exercerá as funções de assistente de investigação.
Apesar de a UBI ser o centro do projecto, também integram esta investigação quatro docentes do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em termos teóricos, a investigação aborda a comunicação vista sob várias perspectivas. Duas delas são opostas. Por um lado, os filósofos "herdeiros do iluminismo que consideram o desenvolvimento da comunicação como um factor benéfico, em que a sociedade da informação é vista com optimismo", afirma José Manuel Santos. Por outro, há filósofos mais críticos que consideram que a comunicação "pode constituir uma armadilha, e vêm o excesso de informação como algo negativo". Duas linhas do projecto incidem sobre este aspecto.
Outra linha aborda o ponto de vista do homem moderno sobre as formas e as experiências de comunicação. Filosofias com teorias sobre a experiência da comunicação e do seu funcionamento.