Por Ana Maria Fonseca


A Comissão de Localização do novo cemitério da Covilhã tomou posse na passada terça feira, 19

Só em Maio haverá decisão quanto ao local a escolher para a localização do novo cemitério da Covilhã. Uma obra "necessária e urgente" uma vez que neste momento, devido à falta de espaço no actual cemitério, "já não é possível vender sepulturas", esclarece Carlos Pinto.
Um problema que ficará resolvido com a construção do novo cemitério que deverá ter uma área de cerca de dois hectares e cuja Comissão de Localização tomou posse na passada terça feira, 19. Constituída por representantes de várias áreas, a comissão de localização é composta pelo autarca covilhanense, Carlos Pinto, José Geraldes, Arcipreste, José Veríssimo, representante do delegado de Saúde da Covilhã, Jorge Vieira, director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico, Victor Marques, director do Departamento Municipal de Obras e Urbanismo, pelos vereadores Alçada Rosa, João Esgalhado e Joaquim Matias, com os pelouros do ambiente, do urbanismo e dos cemitérios, e pelos presidentes das Juntas de Freguesia da Cidade, esta Comissão tem ainda um representante do Ministério do Ambiente e um representante da equipa de elaboração do Plano Director Municipal da Covilhã (PDM).
O objectivo da equipa que tomou posse no gabinete do edil covilhanense, será encontrar um local onde possa ser construído o novo cemitério, motivo pelo qual haverá nova reunião no próximo dia 4 de Março.
"O PDM da Covilhã não tem nenhuma definição nesta matéria e há questões geológicas que é necessário ter em conta", explica Carlos Pinto.
A localização será definida em Maio e as obras deverão ser lançadas "até ao final do ano para que avancem e o cemitério possa estar pronto até ao final de 2003", refere o autarca.