Por Margarida Tomé


O público era constituído essencialmente por alunos e docentes da UBI e profissionais ligados à comunicação

Realizou-se, no passado dia 19 Fevereiro na UBI, o Workshop "Falar em Público". Trata-se de uma iniciativa da empresa Falatório, trazida até à Universidade da Beira Interior, dirigida a todos os interessados em aperfeiçoar ou aprender a dominar a arte de falar para plateias.
Com um formato descontraído, a formação teve a duração de um dia e esteve a cargo de Jorge Freitas, jornalista, e Maria João Carreira, apresentadora da RTP.
Em perfeita sintonia, estes dois profissionais da comunicação transmitiram aos formandos que falar em público não é um medo, podendo até tornar-se um prazer. Para isso, apresentaram alguns truques e técnicas de forma a melhorar a maneira de se comportar perante uma audiência.
Segundo Jorge Freitas, "este não é um curso que pretende acabar com o nervosismo, mas sim esconder, dissimular esse nervosismo". Nesta formação foram abordados os aspectos essenciais para conquistar uma plateia, melhorar a performance comunicacional, causar boa impressão, planear e organizar o discurso e a postura corporal. Respirar profundamente durante 30 segundos antes de enfrentar a plateia e canalizar todo o nervosismo pressionando fortemente o dedos dos pés, são alguns dos truques que se podem utilizar numa situação de nervosismo.
Com uma vertente muito prática, todos os participantes deste Workshop realizaram exercícios de forma a combater o stress associado à actividade de falar em público e é de salientar que houve uma grande interacção entre formadores e formandos.
Com pouco mais de uma dúzia de inscritos nesta formação, a maioria alunos e docentes da UBI, e profissionais na área da comunicação, todos tinham o mesmo objectivo: aprender a arte de falar em público, dominando o medo e a angústia.
No final, todos saíram satisfeitos, quer professores com a receptividade da plateia, quer os formandos por terem retirado deste workshop preciosos ensinamentos e informações que contribuirão para um bom desempenho sócio-profissional.

 




Esta foi uma acção de formação muito prática onde todos os formandos participaram



Historial do Workshop "Falar em Público"


Também em forma de curso, este projecto teve início em Janeiro de 2000 e baseia-se no formato americano uma vez que, em português, serem poucos os estudos nesta matéria.
Têm percorrido universidades e autarquias do país, não só em Portugal Continental como também pelas Ilhas. "Temos tido convites dos sindicatos de professores dos Açores e da Madeira com quem temos já colaborado", refere Jorge Freitas a propósito da grande adesão que esta iniciativa tem tido por parte de públicos totalmente diferentes.
As áreas de intervenção deste curso são muitas e, segundo o formador, "qualquer pessoa faz parte do público alvo: desde a mera secretária ao professor que tem que apresentar a tese final de doutoramento".
Este foi um projecto que nasceu da necessidade de quebrar a dificuldade que as pessoas têm em falar para uma audiência e encontrar uma harmonia entre forma e conteúdo num discurso, de forma a evitar conferências aborrecidas, neutras, cinzentas e não-apelativas.
Esta empresa, única no mercado especializada somente na área de falar em público, tem em vista a realização de mais dois projectos de formação em comunicação: um ligado aos castings, ao ensinamento de como mostrar em 5 ou 10 minutos que somos os melhores, e o outro projecto está ligado com a arte de bem falar perante um público vasto, de 200 a 300 pessoas.