Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


Carlos Pinto conseguiu ver satisfeitas as principais reivindicações do município junto do Governo

A via Periférica à Covilhã vai ter um perfil com quatro faixas. A garantia foi dada pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira da Silva, ao presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, durante uma reunião de trabalho que decorreu na terça-feira, 26 de Fevereiro, nos Paços do Concelho.
Uma decisão política que deixa o autarca covilhanense satisfeito. Para Vieira da Silva, "este é o resultado de um trabalho já longo no que toca ao desenho e perfil de uma via circular, de enorme importância para a cidade da Covilhã, e é um investimento do interesse nacional e municipal". O projecto da obra já está avançado, mas ainda falta o estudo de impacto ambiental. Só depois é que poderá ser lançada a construção da estrada. Ambos os responsáveis políticos são unânimes em sublinhar que o prazo para a execução dos trabalhos é o mais curto possível. O edil covilhanense explica que vai fazer tudo para a rápida conclusão da Periférica, mas alerta para a complexidade da obra, não apenas pela sua implantação no terreno, como pelo volume de investimento que está em causa, cerca de 40 milhões de euros. Com uma extensão de 10 quilómetros, a Periférica vai nascer junto ao Parque Industrial do Canhoso, subindo a encosta da Serra em direcção à Ribeira de Flandres, passando pelo centro da freguesia de Cantar Galo. O traçado segue abaixo da Fábrica dos Rosetas, onde será construído um viaduto, prosseguindo, depois, por um túnel a construir a montante do Estádio Municipal Santos Pinto. A estrada termina no Parque Florestal, atravessando depois o vale até à estrada de Santo António e Ponte do Rato. A construção da via, que vai circundar toda a cidade, faz parte de um protocolo a assinar entre o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) e a autarquia. "A estrada integra-se no planeamento estratégico para a construção da "Grande Covilhã", que também possibilita uma nova acessibilidade à Serra, onde estamos a fazer investimentos vultuosos", explica Pinto.
A visita de Vieira da Silva antecede a deslocação à Covilhã do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Obras Públicas, José Sócrates, hoje, sexta-feira, 1 de Março, para assinar os protocolos que dizem respeito à construção da Periférica, nova Barragem das Penhas e Auto-Estrada (IC6) para Coimbra.