Ficha do Jogo

Campeonato Nacional da 2ª Divisão B Zona Centro
24ª Jornada
Estádio Municipal Santos Pinto

(03-02-2002)

Árbitro: Pedro Valente
Auxiliares: Paulo Nobre
José Gavinho

Sp. Covilhã: 4
Celso; Trindade(cap.)(Pombo 76m), Piguita, João Carlos(Alexandre 79m), Rui Morais; Marco Abreu, Capelas, Chalana, Filipe Avelar(Sousa 45m); Hélder Gomes e Riça.
Treinador: João Cavaleiro

Disciplina: Cartão amarelo para Riça(36m)

Marcadores: Piguita(38m), Chalana(42m) e Riça(58m e 74m)

S.C. Caldas: 0
Pedro Carvalho; Vagner(Diogo 68m), Hermes, Vala(cap.), Malagueta; Pina, Pica(Pedro Alberto 73m), Morgado(Paulo Silva 62m), Joel; Mauro e Kingsler.

Treinador: Eduardo Silva





Classificação

1º Sp. Covilhã 50p
Pombal 49p
Odivelas 46p
Feirense 44p
(…)
20º Alcains 12p

24ª Jornada 2ª Divisão B Zona Centro
Não há neve que pare este Sp. Covilhã

O Sp. Covilhã manteve a liderança da zona centro ao receber e golear o Caldas por quatro golos sem resposta. Esta vitória antecede o sempre difícil derby regional com o Benfica de Castelo Branco. Riça voltou a destacar-se com a obtenção de mais dois golos.

Por Francisco Carvalho


Sob condições climatéricas adversas, muita chuva, vento e por vezes neve, o Sp. Covilhã recebeu e venceu o SC Caldas. Foi um jogo que se adivinhava difícil perante o melhor ataque da prova, mas que recebeu como resposta dos Serranos uma goleada.
O Sp. Covilhã iniciou o jogo com algumas alterações na equipa habitual. Túbia e Hermes ficaram de fora entrando para o seu lugar Marco Abreu, como extremo esquerdo, e Hélder Gomes que jogou tanto na direita do ataque como no apoio a Riça.
O Caldas apresentou-se no Santos Pinto com um meio campo reforçado com Pina, Pica e Morgado, deixando a frente de ataque para a força de Mauro e a velocidade de Kingsler.
Logo no primeiro minuto o Covilhã podia ter aberto o marcador. Hélder Gomes escapou-se pelo centro do terreno e isolado, rematou para boa defesa do guardião do Caldas. Esperava-se então um ataque continuado mas tal não aconteceu. O Caldas controlou bem o meio campo, montando uma teia à volta de Chalana e Filipe Avelar, que não conseguiam organizar o jogo de ataque. Durante meia hora assistiu-se a um jogo feio e sem oportunidades, com a bola a não chegar com perigo a nenhuma das balizas.
Mas aos 36' um lance veio mudar este cenário. Na sequência de um pontapé de baliza mal efectuado, Riça ganhou o esférico e isolou-se, sendo derrubado claramente à entrada da área. Houve vários protestos por parte dos jogadores da casa, mas o árbitro resolveu mostrar um amarelo a Riça por simulação.
A partir deste lance os jogadores do Sp. Covilhã acordaram, e partiram à procura do golo inaugural que demorou apenas mais dois minutos a aparecer. Piguita, na sequência de um canto, apareceu sem marcação e cabeceou à entrada da pequena área, fazendo o primeiro golo. O Caldas tentou responder logo de seguida com Kingsler a fugir pela direita e a centrar, mas não apareceu ninguém para o remate. O Covilhã não abrandou e aos 42' fez o segundo golo. Foi a jogada mais bonita do encontro. Hélder Gomes ganhou a bola no meio campo e, entre três adversários, descobriu uma nesga de espaço, por onde efectuou um passe rasgado para o lado direito. Chalana, recebeu a bola isolado, percorreu alguns metros e ao ver a saída do guardião rematou a contar.
Em poucos minutos o Covilhã conseguiu uma bela vantagem o que levou os poucos adeptos da casa ao rubro. Minutos depois chegou o intervalo.

Riça em destaque

Na segunda parte João Cavaleiro tirou Filipe Avelar, por lesão, e lançou Sousa. E foi este jogador que aos 58' recuperou uma bola no meio campo e lançou Riça que apareceu sozinho em frente ao guarda-redes e fez o terceiro golo. Estava sentenciada a partida.
O Caldas não tinha profundidade ofensiva e a sua defesa cometia demasiados erros. O Sp. Covilhã abrandou o ritmo, deixando o Caldas efectuar tímidos ataques sem perigo. A emoção só voltou perto da meia -hora com o quarto golo dos da casa. Aos 74', Hélder Gomes é lançado mais uma vez pelo lado direito e à entrada da área efectuou um remate. A bola tabelou num defesa e, com alguma sort,e chega a Riça que efectuou um pequeno desvio e bateu o desamparado Pedro Carvalho.
Nesta altura, João Cavaleiro efectuou as últimas substituições. O ritmo do jogo baixou ainda mais e os lances de perigo para o Caldas apareceram finalmente. O primeiro foi aos 85', num falhanço de Marco Abreu, que perdeu a bola para Mauro. O jogador do Caldas rematou para o golo mas o recém entrado Alexandre salvou em cima da linha quando Celso já se encontrava batido. Dois minutos depois o mesmo Mauro aproveitou de novo uma atrapalhação da defesa e rematou com a bola a bater nas malhas laterais. Mas o tempo já não deu para mais e o árbitro apitou pouco depois para o final da partida.
Foi mais uma importante vitória do Leões da Serra, que não se deixaram intimidar pelo melhor ataque da prova, mantendo o primeiro lugar no campeonato, com o Pombal a apenas um ponto de diferença.
O jogo acabou por se tornar fácil, quando o Covilhã marcou dois golos em apenas quatro minutos e matou as esperanças do adversário. É de destacar as belas exibições de Marco Abreu na esquerda, de Hélder Gomes que esteve em dois golos e que protagonizou vários lances de perigo e de Riça, que fez o seu papel de avançado e marcou dois golos. A defesa esteve ao nível habitual, não dando qualquer hipótese à dupla atacante do Caldas.
No lado do Caldas sobressaíram os médios Morgado e Joel, mas estiveram muito sozinhos.
Quanto ao árbitro, podia ter feito uma exibição quase perfeita, não fosse o lance onde Riça foi travado, faltando a marcação do respectivo livre e a expulsão do defesa do Caldas. No resto, esteve sempre bem.
Na próxima jornada o Sp. Covilhã desloca-se a Castelo Branco para defrontar o Benfica local.