UBI e Clinálise assinam protocolo
Novos estágios e bolsa de estudo para alunos

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) e o Grupo Clinálise assinaram no dia 20 de Fevereiro, quarta-feira, um protocolo de cooperação. O acordo tem como objectivo fundamental a realização de análises bacteriológicas e fisíco-químicas e o incentivo à investigação através do apoio financeiro, apresentados pelo departamento de Química da UBI. Destaque, ainda, para a promoção de estágios de investigação destinados aos alunos do curso de Bioquímica.
Para o Reitor da UBI, Santos Silva, este protocolo é mais uma forma de contribuição para a melhoria das condições de vida da população. "O Grupo tem uma área de influência grande e a UBI uma capacidade que permite fazer não só as análises solicitadas mas, sobretudo, desenvolver trabalho de investigação aplicada", explica. O acordo contempla, igualmente, a atribuição de uma bolsa, no valor de cerca de mil euros, ao melhor aluno da licenciatura em Bioquímica. "Além do enriquecimento do Grupo, a Universidade pode aproveitar os nossos conhecimentos técnicos e a nossa disponibilidade, para que os alunos façam o seu estágio nos nossos serviços", afirma, por sua vez, Brito Rocha, um dos gerentes do Grupo Clinálise.


Instalações provisórias da Medicina a 30 de Abril

A inauguração das instalações provisórias para as Ciências da Saúde, na antiga Fábrica do Moço, integra o programa de comemoração do 16º aniversário da UBI, a realizar no dia 30 de Abril. A revelação é avançada pelo Reitor, Santos Silva, que afirma que as obras no edifício onde se vai instalar o 2º ano da licenciatura em Medicina terminam a 15 de Março.
O Reitor afirma, ainda, que os concursos para o equipamento já foram lançados e que a 15 de Abril, "em princípio, o equipamento mínimo está assegurado". "Vamos ter as instalações pelo menos com meio ano de antecedência, de modo a que o segundo ano seja recebido nas melhores condições possiveis", esclarece. Ainda que o programa não esteja totalmente definido, Santos Silva adianta que as comemorações do aniversário não vão ser muito diferentes do que têm sido. Um doutoramento honoris causa, bem como a presença de uma figura do Governo e o habitual discurso do Reitor acerca do estado da instituição, são alguns dos pontos altos.