Por Marco António Antunes


Jorge Fael em campanha

Covilhã, 9h30. Jorge Fael, cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária pelo distrito de Castelo Branco, chega à sede do PCP. Afinam-se os preparativos para mais um dia de campanha. Os destinos da propaganda são o Fundão, Cantar-Galo e Tortosendo.
Na viagem para o Fundão, Jorge Fael mostra a sua preocupação em relação ao papel do grande capital. "A economia determina a agenda dos meios de comunicação social. A recente polémica do Estádio das Antas demonstra o interesse mediático do poder económico. Os políticos deveriam discutir os problemas do país, em vez de se preocuparem com o futebol".
Fundão. Sede do PCP. 10h20. Francisco José Tavares, Luís Lourenço, Isabel Coelho, João Rocha, Luís Seco, João Seco, Jorge Fael e Aníbal Cabral participam na acção de campanha da CDU. O primeiro destino é o Mercado Municipal.
"Gostaria que a CDU fosse Governo. Só assim o povo pode avaliar as propostas", refere Maria Amélia Rodrigues, 55 anos, agricultora e residente no Fundão.
Miguel Bernardo, 38 anos, empresário, vice-presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor mostra-se descrente em relação às propostas dos partidos. "Não trazem nada de novo para Portugal", sublinha. Para Miguel Bernardo, é preciso inventar uma nova forma de fazer oposição. "Não basta deitar abaixo os governos. A oposição deve colaborar na solução dos problemas", defende.
A comitiva entra no talho. "Vou votar PS. Mas penso que é possível um entendimento com a CDU", sublinha Maria Antonieta Barreiro, 58 anos, residente na linha de Sintra e desempregada. Jorge Fael acredita no voto útil na CDU: "Votar CDU é impedir a maioria absoluta do PS ou PSD. Estamos a fazer tudo para dar mais força aos trabalhadores". Questionado sobre a influência da propaganda responde: "A CDU procura informar e influenciar. Somos democratas. Não impomos nada".
Centro Comercial Cidade Nova. 11h30. Os elementos da CDU continuam a distribuir propaganda. As pessoas recebem os folhetos, lápis e esferográficas. Mas evitam falar das suas convicções políticas.
Cantar Galo. 16h. "Queremos a CDU na Assembleia da República, para apoiar os reformados e os pobres", declara Maria Ester, 64 anos, reformada dos lanifícios e residente em Cantar Galo. A antiga trabalhadora lamenta: "Comecei a trabalhar aos 14 anos. Estou reformada com uma "miséria" de 42 contos. Não chega para viver!"
Tortosendo. 17h30. Os comunistas percorrem o centro da vila e distribuem propaganda nos cafés e porta a porta. Cerca das 19 horas, é altura de descansar e recuperar forças para o jantar de aniversário dos 81 anos do PCP. O repasto juntou mais de 120 militantes e simpatizantes na Escola Básica 2/3. Durante a sua intervenção Jorge Fael realçou mais uma vez "a importância da luta da CDU para derrotar a direita". Armando Morais salientou "a história do PCP na luta contra o fascismo".