A primeira mesa do plenário
Jornadas Novos Media e Cidadania
Debate entre "apocalípticos e integrados"


As jornadas sobre novos media e cidadania promoveram a troca de ideias sobre as novas tecnologias de comunicação. Docentes e alunos de Comunicação da UBI e convidados de outras universidades, reflectiram sobre a influência das novas tecnologias e dos novos media na sociedade actual. Questões como a capacidade das novas tecnologias de informação promoverem uma participação activa da cidadania, mereceram destaque e mantiveram acesa a discussão.


Por Verónica Sousa


A Sala dos Conselhos da Universidade da Beira Interior foi palco para as jornadas Novos Media e Cidadania que decorreram nos dias 8 e 9 de Março. A iniciativa partiu de João Carlos Correia, docente do Departamento de Comunicação e Artes. Durante dois dias o debate gerou-se em torno das potencialidades que as novas tecnologias aplicadas aos media apresentam, nomeadamente no que toca à efectivação da cidadania. Com cerca de 40 pessoas, em cada dia, na assistência, a iniciativa, pioneira naquele Departamento, procurou estimular o debate entre docentes e investigadores de várias universidades. Com um programa dividido em dois dias, sexta feira e sábado, e quatro mesas, as primeiras jornadas procuraram também dar a conhecer o Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da UBI, responsável por projectos como a Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), o jornal on-line Urbi et Orbi e a revista Recensio, entre outros.
Sempre em torno das potencialidades dos novos media, o primeiro plenário das jornadas teve como tema central as linguagens recentes dos novos media. Como moderador nesta primeira mesa esteve António Fidalgo, da qual também faziam parte Jorge Bacelar (UBI) que apontou semelhanças entre a linguagem usada na internet, "linguagem simbólica e caracterizada por uma economia tipográfica" com a dos grafittis, criando um paralelo entre as duas linguagens. Ivone Ferreira (UBI), abordou o renascimento da Retórica com os novos Media. Luís Carlos Nogueira (UBI), falou "Do alfabeto ao Hiperespaço", dando como exemplo a linguagem usada actualmente na internet, como uma escrita à qual se juntam símbolos. Este processo permite "uma economia de processos durante a sua leitura". João Canavilhas (UBI), abordou o Web Jornalismo e a criação de uma linguagem própria, que contribua para a qualidade do produto jornalístico.

Poderão os novos media contribuir para o exercício da cidadania?

Novas Identidades, Novos Media foi o tema de debate da segunda mesa. João Correia (UBI) foi o moderador. Desta segunda mesa fizeram parte Eduardo Camilo (UBI), que expôs a relação entre territorialidade e identidade político/partidária. Susana Nascimento (Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa), apresentou uma reflexão sobre a relação entre cidadania e novos media. A espectacularização da informação política por parte dos media e a crise de participação política por parte dos cidadãos foram temáticas abordadas durante este plenário.
No segundo dia o tema levado a debate foi Novos Media, Novos Direitos e Cidadania. Hermenegildo Borges (Universidade Nova de Lisboa) moderou a mesa. Alexandre Sá (Universidade de Coimbra), explicou que a utilização dos novos media poderão recuperar a comunicação de forma a permitir a participação e o exercício da cidadania. José Ricardo Carvalheiro (UBI), por sua vez, falou de uma possível ligação entre o estado e o cidadão através do ciberespaço. Maria João Simões (UBI) apresentou as novas tecnologias de informação como uma forma de desenvolvimento da cidadania, através de participações on-line.
A Ideologia dos Novos Media foi o tema da última mesa destas jornadas. João Pissarra Esteves (UNL), foi o moderador. Gil Ferreira (Universidade Católica), reconheceu a grande potencialidade dos novos media, levantando a questão "será que o homem é sujeito aos media, ou um sujeito dos media?".
Paulo Serra (UBI), referiu a internet como um novo espaço público aberto a todos.

Primeira edição da Ágora.net dedicada às jornadas

Perante uma plateia atenta, os oradores expuseram as suas ideias e pontos divergentes. Questões como a capacidade das novas tecnologias de informação poderem ou não promover e desenvolver uma participação activa da cidadania, mantiveram acesa a discussão.
Apesar das diferentes abordagens, ora de "apocalípticos", ora de "integrados", João Correia considerou o objectivo atingido. A reflexão sobre a actualidade e o esclarecimento dos seus pontos essenciais foram concretizados. O docente da UBI adiantou ainda que está a ser levado a cabo o projecto de uma revista on-line. A Ágora.net, terá como conteúdo a relação política e novos media. A primeira edição desta revista estará dedicada a estas jornadas, apesar de ainda não existir uma data prevista para o seu inicio.