Por Rui Castro


José Sócrates

A fixação de mais 120 médicos no distrito de Castelo Branco é uma das propostas dos socialistas para estas eleições. Considerando a questão da saúde de extrema importância, José Sócrates garante que esta medida "só tem sentido depois da implementação da Faculdade de Medicina nesta região" que, para além do referido aumento número de médicos, vai "contribuir para o desenvolvimento e para o investimento no ramo da indústria farmacêutica".
Sócrates propõe também a "melhoria da política de idosos", mais concretamente, "a duplicação do apoio oferecido aos idosos, quer em termos de ajuda domiciliária, quer em termos de internamento em lares", assinala.
O líder socialista por Castelo Branco pretende ainda levar a cabo três ligações transversais: o IC6, que liga a Covilhã à cidade de Coimbra, o IC8, que une o nó da futura Auto-estrada da Beira Interior a Proença-a-Nova e o IC31, que faz a ligação entre Castelo Branco e as Termas de Monfortinho. Para além da construção destas estradas, Sócrates ambiciona finalizar a referida Auto-estrada da Beira Interior que, no próximo ano de 2003, "ligará a Covilhã a Lisboa e a toda a Europa", assegura.
Para além dos projectos que preconiza para esta região do Interior, Sócrates considera fundamental que os eleitores tenham em consideração "o que o candidato fez ou não fez pelo distrito". E, neste campo, José Sócrates parece estar particularmente à vontade, pois considera que "o PS se apresenta no distrito de Castelo Branco com obra feita". Esta obra incide fundamentalmente naquilo que considera ser mais inovador e mais capaz: "a dinamização do Ensino Superior". Sócrates referia-se assim à colocação da Faculdade de Medicina na Covilhã e aos investimentos feitos na Escola Superior de Saúde no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Esta acção contribui, na óptica de Sócrates, para o desenvolvimento da região e para a fixação de capacidades e competências que, por sua vez, "transformarão esta, numa das zonas mais criativas e com mais oportunidades no país".
Para José Sócrates, estes são motivos mais que suficientes para que no domingo, os eleitores contribuam decisivamente para mais uma vitória do PS no distrito de Castelo Branco.

 



Perfil

José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa nasceu em Vilar de Maçada, do concelho de Alijó, a seis de Setembro de 1957. É um homem casado, com dois filhos, e licenciado em Engenharia Civil. José Sócrates foi presidente da Federação do PS de Castelo Branco aos 26 anos e deputado aos 30. Em 1991 foi eleito para o Secretariado Nacional do PS e até 1995 foi o porta-voz do Partido para as questões do Ambiente. De 1995 a 1997, exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente do XIII Governo Constitucional, mas, após a remodelação ministerial de 1997, tornou-se ministro adjunto do primeiro-ministro. Em 1999, no XIV Governo Constitucional, foi nomeado para o cargo de Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território.