NC/Urbi et Orbi


A "Feira Quinhentista" decorre no centro da Covilhã e pretende angariar fundos para Laleia

A Associação Covilhã-Laleia leva a cabo no próximo mês de Abril, no centro da cidade serrana, uma actividade de angariação de fundos para a reconstrução da vila timorense de Laleia. Assim, cerca de mil e 300 crianças de nove estabelecimentos de ensino participam, no dia 19, numa "Feira Quinhentista" que, para além da recolha de dinheiro, pretende ter um cariz pedagógico e dar a conhecer a época dos Descobrimentos portugueses.
A Feira inclui um curral com animais, taberna, artesãos e várias bancas para venda de enchidos, pão, chás e ervas aromáticas. Segundo declarações da responsável pela Associação, Leonor Rosa, à Agência Lusa, "também não vão faltar os saltimbancos, pedintes, alquimistas e ciganas para ler a sina". Garantidas estão, igualmente, algumas ajudas à realização do evento, nomeadamente tecidos para os fatos característicos da época, oferecidos por algumas empresas locais. A confecção está a cargo do Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção (CIVEC). Do programa consta, ainda, um jantar quinhentista, a 24 de Abril, no Pavilhão da ANIL.
Leonor Rosa lembra, ainda, que, no âmbito da cooperação estabelecida, a Associação Covilhã-Laleia está a aguardar pela chegada à Covilhã de seis estudantes timorenses. Na Quinta da Lageosa, os jovens vão receber formação durante um ano sobre técnicas de agricultura, pecuária e tratamento de águas, ao abrigo de uma bolsa de estudo, com despesas de estadia e alimentação suportadas pela Câmara Municipal. No entanto, revela a responsável, "ainda pouco se avançou sobre este assunto, mas esperamos por uma reunião, em breve, com a vereadora com o pelouro da Educação, de forma a desbloquearmos a situação".