Por Marco António Antunes


"Os adolescentes começam, muito cedo, a consumir tabaco e álcool", refere Albino Ferreira

"Mais de metade dos alunos da Covilhã, do 8º ao 10º ano, já se embriagou", disse Albino Ferreira durante a apresentação da sua tese de mestrado. Esta conclusão resulta do estudo efectuado por este investigador com base numa amostra de 301 alunos dos sexos masculino e feminino.
O novo Mestre em Educação defendeu a tese "Práticas de saúde e comportamento alimentar em adolescentes das escolas da cidade da Covilhã", no dia 7 de Março na UBI. O candidato obteve a classificação de Muito Bom por unanimidade.
Albino Ferreira explica que "o objectivo do trabalho é descrever os comportamentos de saúde nos adolescentes da Covilhã em relação à alimentação, estilos de vida e práticas de consumo. A saúde depende da educação dos hábitos de consumo", conclui
"Os adolescentes começam muito cedo a consumir tabaco e álcool. Comem poucos frutos, peixes e legumes. Há sinais de doenças do comportamento alimentar", refere Albino Ferreira. Dados que justificam a existência de "programas de promoção da saúde numa primeira fase nas Escolas", defende Albino Ferreira.
António Cabaco, Catedrático da Universidade Pontifícia de Salamanca e arguente salientou a qualidade do trabalho, referindo que "faz o diagnóstico dos comportamentos de saúde na adolescência". O Professor Cabaco defende a relação entre a informação e as práticas de saúde: "É importante analisar a opinião dos pais, professores, médicos, outros actores sociais numa relação nacional e internacional. Escola, família e poder político são parceiros no diagnóstico e criação de práticas de saúde".
José Carlos Venâncio, Catedrático da UBI e Presidente do júri, destacou a necessidade de saber o estrato social dos alunos da amostra. "Analisar a situação sócio-económica dos alunos permitiria compreender os maus hábitos alimentares", garante.