Por Sónia Balasteiro


A violência e a solidão são temas em destaque nas "Amarguras"

O Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) trouxe à Covilhã "Amarguras", um trabalho que surge de vários fragmentos de textos do dramaturgo francês Bernard-Marie Koltès. "Roberto Zucco", "Combate Negro e de Cães" e " Na Solidão dos Campos de Algodão" são alguns dos extertos escolhidos. O resultado é uma multiplicidade de personagens em permanente combate contra a solidão.
Este espectáculo, encenado por Paulo Castro, subiu ao palco do Teatro-Cine, na quarta feira, 13, segundo dia do 6º Ciclo de Teatro Universitário.
"Amarguras" tem como elementos principais o desempenho dos actores, os contrastes musicais e os pormenores de luz. Aqui, a marginalidade é abordada através de personagens que trazem para palco a dor de uma vida amargurada e agem perante uma sociedade fechada nos seus preconceitos. Toda a peça tem presente esta ideia. "Este é um trabalho sobre a violência. Mais que teatral, é uma atitude", comenta Ricardo Trindade, um do actores e produtor da peça.
A peça apresentada pelo CITAC foi muito bem recebida junto do público presente. Ricardo Trindade fala da recepção calorosa e não poupa elogios à organização: "o ciclo está bem organizado e para nós é bastante importante passar o nosso espectáculo neste tipo de acontecimentos".

 



Mostra de Curtas

A sala de ensaios da Sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior encheu para ver as curtas-metragens que o Teatrubi preparou para enriquecer este
segundo dia do Ciclo de Teatro.
Os filmes escolhidos para esta sessão foram "Cinema", com a realização de Fernando Lopes e "Cinemamor" de Jacinto Lucas Pires. "Cinema" é uma curta-metragem que leva o expectador ao Sá da Bandeira, uma antiga sala que exibe filmes pornográficos mas que detém em si a memória de outros tempos, dos tempos do cinema tradicional.
O segundo filme, "Cinemamor", tem como personagem principal Joaquim, um romântico empregado de supermercado que procura a mulher certa. Quando a encontra, ela atira-se de uma janela. Tudo corre bem, depois de uma ida ao hospital. Esta é uma obra que mostra o lado irónico e belo das más histórias de amor.