Por Línia Saraiva


"Matemática para o futuro" foi o tema das VI Jornadas de Matemática que decorreram nos dias 15 e 16 de Março. A finalidade, segundo a organização foi "complementar a formação de alunos de Ensino da Matemática, confrontando-os com novas metodologias do ensino". As conferências dividiram-se em duas sessões, uma prática e uma teórica. Na parte prática os temas em debate foram a "Avaliação em Resolução de Problemas" e a "Aprendizagem Cooperativa". Segundo o Presidente do MATUBI, Tiago Rodrigues, as conferências decorreram "com muita participação e interesse". Na segunda parte, teórica, os temas em debate abordaram os "Paradoxos na Matemática", passando pela interdisciplinaridade desta ciência e estabelecendo a relação entre o ver e o saber.
A interdisciplinaridade bem como o passado e o futuro do ensino , mereceram da parte dos alunos um vivo debate culminando com a apresentação de José Pacheco, director da Escola Básica da Ponte, que afirmou, "A Escola só faz sentido se for um espaço de liberdade, onde haja autonomia pedagógica e científica e o professor se interrogue constantemente".

"Os alunos saem bem preparados para o mundo do trabalho"

Rui Ribeiro, docente da UBI, também interviu afirmando que " o sucesso educativo só é visto enquanto aproveitamento curricular. É necessário ter em conta outras directrizes". De qualquer modo, acrescenta, "os alunos saem bem preparados para enfrentar o mundo do trabalho". Estes temas foram debatidos por especialistas de diferentes áreas, todas elas com estreita ligação à Matemática.
Tiago Rodrigues faz um balanço positivo das VI Jornadas de Matemática, uma vez que os objectivos principais foram alcançados: "a participação activa nos debates e o contacto com personalidades de reconhecido mérito".
As intervenções estiveram a cargo de professores de várias escolas do País (Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Escola Superior de Coimbra, Instituto Superior de Tecnologias de Viseu, Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra).
Seguiu-se um jantar convívio e um Sarau Cultural onde participou a Tuna das Moçoilas e foi feita a entrega dos troféus do torneio de futebol de Matemática, dos Óscares MATUBIANOS e a apresentação do hino académico de Ensino da Matemática da autoria do nosso ex-funcionário Manuel Espinho.

 



Um método inovador

José Pacheco, director da Escola Básica da Ponte, Vila das Aves, escolhe os professores que leccionam na sua escola, utilizando como base do ensino a educação na, e para a cidadania. "A escola só faz sentido se for um espaço de liberdade, onde haja autonomia pedagógica e científica", defende.
Nesta escola, o método de avaliação dos alunos é diferente e inovador. A avaliação é contínua e não existem testes. O director adoptou um novo método de ensino em que o aluno faz um plano no início do dia e terá de o cumprir ao longo desse dia. O aluno é "dono de si mesmo, tem autonomia, responsabilidade e uma visão do futuro muito solidária". É assim que José Pacheco prepara os homens do futuro, com liberdade e responsabilidade.