UBI organiza conferência internacional
Religião em foco

Por Rui Castro


De Abril a Novembro deste ano decorrerá na Universidade da Beira Interior um ciclo de conferências sobre um dos mais importantes fenómenos sociais: a religião. O objectivo é analisar o seu papel nas diferentes sociedades, dentro do contexto da pós-modernidade.
Donizete Rodrigues, professor associado da UBI, e David Lehmann, professor catedrático da Universidade de Cambridge, são os principais mentores deste projecto intitulado "Religião e Sociedade na Pós-Modernidade". O docente da UBI lembra que esta iniciativa surgiu após a discussão do tema junto de estudiosos portugueses e ingleses, que deram o aval à organização deste ciclo de conferências e que vai trazer à UBI vários especialistas nacionais e internacionais neste ramo. No final está também prevista a publicação de um livro com as principais intervenções dos respectivos oradores.
Este evento, que conta com o patrocínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), terá o seu início no dia 12 de Abril, pelas 10 horas, com o Professor Catedrático da Universidade de Bristol, Steve Fenton. "Ethnicity, Modernity and Religion" será o tema cuja exposição traduzirá a "experiência do orador no Hawai, na Indonésia e na Malásia", procurando mostrar o papel da religião nestas diferentes culturas.