Ciências da Comunicação
Reestruturação responde a novas exigências

Em 1996 a licenciatura em Comunicação Social sofreu as primeiras alterações e passou a chamar-se Ciências da Comunicação. Seis anos depois nasce uma nova estrutura para a licenciatura que visa um reforço da especialização.

Por Sandra Invêncio


É já no próximo ano lectivo que a licenciatura em Ciências da Comunicação terá um novo plano de estudos. Trata-se da segunda reestruturação do curso que, segundo José Manuel Santos, presidente do Departamento de Comunicação e Artes, "passará a ser mais especializado como resposta a novas exigências".
A grande novidade desta alteração passa pela criação de um sistema de três ramos: o ramo de Jornalismo, o ramo de Publicidade e Relações Públicas e o ramo de Audiovisual.
No actual plano de estudos, os alunos optam por disciplinas de áreas diferentes apenas no último ano. Com a restruturação e a existência destes três ramos, a escolha será feita no terceiro ano e a opção restringe-se a uma só área.
A reforma abrangerá os alunos inscritos nos três primeiros anos do curso. Algumas disciplinas como Sociologia, Economia, Estética e Artes Gráficas serão leccionadas em diferentes anos do curso devido a uma nova reorganização.
Quanto às complicações que tal restruturação pode suscitar, José Manuel Santos afirma que "o mais problemático será o caso dos alunos com muitas cadeiras em atraso".
Os dois primeiros anos e o primeiro semestre do terceiro estarão voltados para cadeiras teóricas de base. "O que distingue um curso universitário de outros tipos de curso é a sua carga teórica", afirma o presidente do departamento. Para além de uma diferente distribuição do número de créditos, novas disciplinas farão parte desta estrutura. Fotografia, Jornalismo Radiofónico ou Realização-Produção Vídeo são algumas das propostas. "Em relação ao jornalismo, a disciplina de Teoria Política será reforçada", revela, "o jornalista necessita de uma adequada formação em termos de política". Passa a existir Teoria Política II no novo plano de estudos. A Matemática deixará de existir para dar lugar à disciplina de Lógica.