Cheirinho a festa...sem sair do sofá
Victor Davies|Victor Davies|Jazzanova Compost Records|2001


Por Sérgio Felizardo



Victor Davies é norte-americano e ganhou alguma notoriedade nos meandros da nova música de tendências jazzísticas e electrónicas ao colaborar com os inovadores (e renovadores) alemães Jazzanova, ou com o seu genial conterrâneo King Britt. Agora, através, precisamente, da editora Jazzanova Compost Records, Davies aventura-se num álbum, homónimo, a solo e surpreende.
O disco pode até nem trazer nada de novo ao panorama da música negra, com incidência na soul, no funk ou no jazz. Mas, "Victor Davies" é, sem dúvida, um excelente aperitivo para, por exemplo, uma noite de festa.
Nas suas 11 faixas, onde para além dos estilos supracitados se desenvolvem delicadas filigranas bossa nova e não se torce o olho a ligeiras batidas de teor house, respira-se uma atmosfera de relaxe e sofisticação. Tudo envolvido numa produção sem mácula, rigorosa e eficiente, que tanto remete para danças de sofá, como puxa mesmo o pé para a pista mais próxima. Destaque para "Blues for you" e "Lady Luck", com a primeira a soltar um groove absolutamente contagiante e a segunda a remeter o ouvinte direitinho para o calçadão do Rio de Janeiro, em pleno Verão escaldante.