Por Sónia Balasteiro


Em Castelo Branco, o Dia Internacional da Poesia, 21 de Março, ficou marcado pela inauguração de um espaço inédito em Portugal: a Biblioteca Pública de Poesia. Localizada na zona histórica da cidade, esta biblioteca é uma iniciativa da responsabilidade da produtora de actividades culturais "Alma Azul" e pretende ser um espaço dedicado exclusivamente a esta arte literária. Elsa Ligeiro, directora da "Alma Azul", explica a origem da ideia: "Nas bibliotecas comuns, o espaço dedicado à poesia é muito reduzido". Neste novo local, os leitores têm acesso a obras poéticas dos mais diversos autores, conhecidos ou não. Recitais de poesia e debates contam também agora com um espaço privilegiado.
Para assinalar este dia, a "Alma Azul" distribuiu, durante a manhã, cerca de 100 livros de poesia, em vários pontos da cidade. Os locais escolhidos foram a Repartição de Finanças, a C.P., a Segurança Social e o Conservatório do Registo Predial. "Isto porque são locais de espera, onde a poesia normalmente não entra e a burocracia impera", refere a directora. À tarde, teve ainda lugar uma sessão de poesia na nova biblioteca, onde cerca de dez pessoas declamaram poemas.

 



A "Alma Azul" é uma produtora de actividades culturais que existe desde 1999. Com sede em Coimbra, estende as suas actividades à região de Castelo Branco.
No ano 2000, organizou um encontro de poesia brasileira do qual resultou a edição de uma antologia intitulada "Brasil 2000". Este ano, a "Alma Azul" volta a organizar um encontro de poesia, desta feita com a presença de autores espanhóis, com nomes ainda por confirmar. O evento chamar-se-á "Poesia do lado".
A Produtora edita ainda uma revista semestral, intitulada "Revista de artes e ideias", que vai já na 5ª edição.