As potencialidades da Serra agradaram aos operadores turísticos. No entanto, os visitantes alertam para a necessidade de melhores acessibilidades, "para atrair mais investimento"
AVIS traz visitantes à Estrela
Operadores turísticos defendem melhores acessibilidades

A AVIS reuniu 20 operadores turísticos para conhecerem a região da Serra da Estrela. Os responsáveis gostaram do que viram, mas defendem uma melhoria das acessibilidades como forma de aumentar o investimento.


Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


Os operadores turísticos que, no último fim de semana, 23 e 24, visitaram a região da Serra da Estrela são unânimes em admitir que a zona tem potencialidades turísticas, mas é preciso captar mais investimento, através, por exemplo, do estabelecimento de parcerias. O encontro, organizado pela empresa AVIS, teve como objectivos a promoção, em parceria com a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), da zona da Serra e juntar os seus principais parceiros a nível nacional para discutirem as perspectivas do sector turístico.
Apesar de já apresentar algumas melhorias, a questão das acessibilidades ainda é um obstáculo ao investimento turístico na região. "Não interessa construir hotéis, se não houver uma forma expedita e fluída para os turistas chegarem cá", explica o ex-presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens, João Pombo, que marcou presença nesta visita, à semelhança do director geral de Vendas da TAP - Air Portugal, Dionísio Barum e do director geral da transportadora aérea britânica British Airways, Rui Maia. No final, os operadores turísticos estavam satisfeitos com os "encantos naturais" que a Serra esconde, e que podem garantir o sucesso do turismo na região. "Acredito que, com a melhoria das acessibilidades, uma boa promoção turística e planeamento integrado para captar investidores, a região pode alcançar o objectivo da RTSE de ter um milhão de dormidas por ano", afirma João Pombo. Por sua vez, Artur Costa Pais, responsável da TURISTRELA, empresa concessionária das actividades de lazer na Serra, sublinha a importância destes encontros com promotores turísticos para que possam levar uma imagem favorável das potencialidades da Estrela. "A ideia que levam é que a região tem óptimas condições para ser, definitivamente, um destino turístico", salienta Costa Pais. E acrescenta: "Ouvimos os melhores elogios o que me transmite confiança para os grandes investimentos que estamos a preparar".
Quanto ao panorama turístico actual, o responsável fala da falta de unidades hoteleiras e explica que as pistas sintéticas de Manteigas são um bom exemplo de como pode haver aumento das infra-estruturas. "Um simples investimento tripartido, entre nós, a autarquia e uma empresa de construção, permitiu identificar um município menos visível e que hoje é tido como uma vila com capacidade turística", conclui.