Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Os contributos alimentares vão ajudar famílias carenciadas

O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) tem sede no Bairro da Alâmpada, Boidobra. A escritura da cedência do espaço foi assinada na quinta-feira, 21, entre a Câmara Municipal da Covilhã e o presidente da direcção do Banco Alimentar, Ricardo Pinheiro Alves. "A autarquia cedeu-nos um espaço que já conhecemos e que tem dimensão suficiente para guardar os alimentos", sublinha Pinheiro Alves. Neste momento, o Banco, que funciona exclusivamente em regime de voluntariado, conta com 20 voluntários.
Dado este passo, o BACB pode começar a recolher géneros alimentares junto de empresas do ramo, supermercados ou outras que tenham excedentes de alimentos. O Banco, como instituição de solidariedade social, tem como principal objectivo angariar alimentos e garantir que eles são distribuídos às pessoas que têm carências alimentares nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte. "O Banco Alimentar controla os alimentos e zela para que sejam distribuídos de uma forma racional para que as pessoas não se apropriem deles e tentar fazer negócio", declara o presidente do projecto. Questionado sobre o porquê da abertura na Cova da Beira, Ricardo Pinheiro Alves começa por dizer que o mais importante "é ver se, realmente, há pessoas carenciadas. A conclusão a que cheguei e depois de falar com alguns responsáveis de outras instituições que estão no terreno, é que há essa necessidade". Ainda que esteja ligado à Federação Portuguesa de Bancos Alimentares, o funcionamento do BACB é autónomo. Além do contacto com as empresas alimentares e de distribuição, o responsável pela delegação espera vir a contar com o apoio de outras instiuições como é o caso da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e a Segurança Social de Castelo Branco. "Qualquer IPSS que queira receber alimentos do Banco Alimentar pode fazê-lo, desde que assine um contrato connosco e desde que o objectivo seja dar alimentos a quem necessita", reforça Ricardo Pinheiro Alves.
O responsável esclarece, também, que quem quiser contribuir o pode fazer financeiramente, "uma vez que precisamos de fazer algum investimento em frigoríficos, onde possamos guardar os alimentos, balança, instalar luz e água". Em relação ao apoio monetário, Ricardo Pinheiro Alves diz que o Banco possui o estatuto de "Associado Benfeitor", que funciona tanto para particulares, como para empresas. Além disso, essas contribuições são abatíveis no IRS e IRC. O número de contacto do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira é, por enquanto, o do seu responsável, 91 960 70 69. Quem preferir pode contactar a instituição através do endereço electrónico bacb@mail.pt. A delegação da Cova da Beira faz a sua primeira recolha nos dias 4 e 5 de Maio, data que coincide com a campanha a nível nacional. Ricardo Pinheiro Alves está optimista em relação ao sucesso do projecto, já que, "é uma instituição que tem credibilidade e garante que as coisas chegam a quem realmente precisa delas".