Marisa Miranda
NC/Urbi et Orbi


Os deficientes da região podem, ainda este ano, beneficiar do Lar Residencial da ACM. A estrutura tem capacidade para 14 utentes e aguarda o licenciamento da Segurança Social

O Lar Residencial das Amendoeiras para deficientes, da Associação Cristã da Mocidade (ACM) da Beira Interior deve abrir ainda este ano, depois de conseguir o licenciamento da Segurança Social, que aguarda há dois meses. Segundo o presidente da ACM, Joaquim Gaspar, falta apenas a construção do muro de delimitação do espaço, os arruamentos e parqueamento, para que o Lar seja inaugurado já em Abril.
A infra-estrutura está localizada na Quinta das Amendoeiras, no Refúgio, propriedade da ACM, e representa um investimento de 500 mil euros. "Falta muito pouco para que, com o Lar Residencial, possamos realizar o sonho de tantos jovens que estão à espera desta unidade", sublinha Gaspar. O palacete, com a assinatura do arquitecto Raul Lino foi completamente remodelado, com condições devidamente adequadas. "Fui criticado por algumas pessoas por não situar nesse edifício a sede da ACM, mas entendo que, devemos dar o melhor que a instituição tem ao portador de deficiência", salienta Joaquim Gaspar.
A casa tem capacidade para 14 utentes, número permitido por Lei, e o responsável deixa em aberto a possibilidade de, mais tarde, criar um outro Lar com as mesmas características, caso este seja imediatamente ocupado. Segundo Joaquim Gaspar, com a abertura do Lar, a ACM "será a primeira instituição do País a ter um tipo de intervenção com o portador de deficiência, que corresponde ao ciclo de vida do deficiente".