Génesis
Páscoa fonte de vida

Para os judeus a Páscoa é a libertação da escravidão no Egipto. Jesus Cristo é a nova Páscoa. O filho de Deus morreu por amor para salvar os homens.

Por Marco António Antunes


"Para a ciência não existe uma demonstração da verdade do mistério pascal. Mas, para quem tem fé, a Páscoa é a maior prova do amor de Deus pelos homens", sublinha o jesuíta Henrique Rios. "Páscoa de ontem e de hoje" foi o tema para mais um encontro do grupo Génesis no passado dia 14 de Março.
Todas as quintas feiras, pelas 21 horas, quem se deslocar ao número 26 da rua de S. Tiago encontra um espaço de convívio e diálogo. Professores e alunos do Ensino Superior reunem-se para debater temas actuais relacionados com espiritualidade e cultura.
"Ter fé é acreditar na morte e ressurreição de Jesus Cristo", defende o padre Henrique.
O jesuíta Rios percorre a história do mistério pascal desde Abrão até Jesus Cristo. O pastor Abrão era natural de Harran, no Curdistão turco, e vivia em Ur, actual Koweit. Segundo a Bíblia, Deus disse a Abrão: "Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que eu te indicar". Abrão dirige-se para a terra de Canaã (actual Israel).
"Já não te chamarás Abrão, mas sim Abraão porque eu farei de ti o pai de inúmeros povos", é o sinal da aliança divina. Após chegar à terra prometida, Abraão gerou a Isaac. Isaac gerou a Jacob. Jacob gerou a José. Ismael, um filho bastardo de Abraão, fundou a linhagem dos ismaelitas mais tarde chamados muçulmanos. "A experiência espiritual de Abraão é a herança comum do judaísmo, cristianismo e islamismo", salienta o padre Henrique.
José é governador no Egipto e serve o faraó. Com o tempo, o povo hebreu torna-se escravo dos egípcios. Moisés surge como libertador e conduz o povo hebreu de regresso à terra prometida. "Para os judeus a Páscoa é a libertação da escravidão e o caminho para a terra de Canaã", refere Henrique Rios.
"Jesus Cristo é o Messias ou o salvador para os cristãos. Vem estabelecer uma nova aliança com todos os homens. Morre por amor, redime os pecados e ressuscita ao terceiro dia", explica Henrique Rios. Para os cristãos, celebrar a Páscoa é acreditar "na passagem da morte para a vida".
O Génesis, espaço de espiritualidade e cultura, tem já outras conversas em agenda. Dia 11 de Abril é a vez da reflexão sobre Verdade/Mentira orientada por José Pires. Dia 2 de Maio, Ricardo Rodrigues fala sobre a pena de morte.