De 3 a 18 de Abril na Guarda
Lena D'Água Sexteto abre Ciclo de Jazz

Por Victor Amaral


Regressa o Ciclo de Jazz da Guarda, na sua sexta edição, com seis espectáculos até ao dia 18. É o começo de um mês com muita e diversa actividade cultural na cidade mais alta do País, pela mão da autarquia com crescente envolvência de colectividades do concelho.
Sempre no auditório municipal, às 21h30, o Ciclo de Jazz abre no dia 3 com Lena D'Água Sexteto num espectáculo de homenagem a Billie Holiday e consequente viagem aos anos 40. Uma proposta tão forte quanto imprevisível ou não fosse a oportunidade de conhecer a outra faceta da cantora pop, uma das vozes inconfundíveis entre nós. A Lena D'Água juntam-se Rodrigo Gonçalves (piano), Nelson Cascais (contrabaixo), Bruno Pedrosa (bateria), Bruno Santos (guitarra) e João Moreira (trompete). Este espectáculo está integrado no Programa de Difusão das Artes do Espectáculo.
Na quinta feira é a vez do grupo "Old Jass Quartet", que propõe um espectáculo de encontro de culturas do Norte e Sul das Américas, Chicago, New Orleans, Argentina e Brasil, respectivamente. Interpretam Paulo Gaspar (saxofones), Claus Nymark (trombone), Jacinto Santos (tuba) e Netinho (banjo, guitarra e cavaquinho).
No dia 10 apresenta-se "Nuno Ferreira Trio", com uma proposta de jazz moderno, e no dia seguinte os "Fee-fi-fo-fum", um quarteto luso-alemão com o pianista Michael Kotzian, a voz de Carla Furtado, Ricardo Cruz no contrabaixo e Carlos Vieira na bateria.
O penúltimo espectáculo traz os "Cool Train Trio", grupo que surgiu entre o Conservatório de Música de Coimbra e a Universidade e constituído pelos jovens Helder Martins (piano), Jorge Queijo (bateria) e Miguel Falcão (contrabaixo).
A fechar, no dia 16, o "Sexteto de Bernardo Moreira" apresenta o espectáculo "Visitar Paredes", uma homenagem ao mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes. Contrabaixista e professor na escola de jazz do Hot Clube de Portugal, Bernardo Moreira lidera este projecto com seis músicos conhecidos do público português: João Moreira (trompete e flugelhorn), André Fernandes e Nuno Ferreira (guitarra eléctrica) e André Sousa Machado (bateria).
Américo Rodrigues, animador cultural da Câmara da Guarda, promotora do ciclo, com custos que ascendem aos 5 mil contos, destaca a "aposta na produção portuguesa" e as excelentes propostas, a abrir e a fechar a iniciativa. O responsável, que apresentou a programação cultural de Abril, reforça que, à semelhança de outras propostas, o Jazz "criou uma corrente de público" não havendo hoje razão para eventuais criticas de actividade elitista, concluiu