Guarda
Abril cheio de actividades culturais

Por Victor Amaral


A Câmara da Guarda retoma em Abril um vasto leque de actividades culturais, do popular ao contemporâneo, nos vários espaços da cidade, nomeadamente no Paço da Cultura e Mediateca VIII Centenário. Exposições, conferências, ateliers, espectáculos, acções de formação, entre outras iniciativas, reforçam a aposta numa programação cultural diversificada que Maria do Carmo Borges, presidente e vereadora deste sector, anunciou para este novo mandato. Ainda no fim-de-semana passado Américo Rodrigues, em representação da Câmara, deslocou-se a Alicante, Espanha, para falar sobre "a experiência cultural exemplar" da cidade, pelo alargamento a cada vez mais públicos, explica o animador e programador ao colocar na mesma linha de importância o ciclo de Jazz ou o projecto Andarilho, exclusivo para animação em meios rurais.
Nesta ampla oferta, para além da agenda mensal e do Andarilho, está o Festival de Abril, de 22 a 26, com destaque para um recital sobre o melhor da literatura portuguesa, com José Fanha e José Jorge Letria, um espectáculo de música tradicional portuguesa com Isabel Silvestre, conhecida líder do Grupo de Cantares de Manhouçe, outro de música e dança em homenagem a Zeca Afonso e, na vertente pedagógica, teatro para crianças com histórias sobre o 25 de Abril.
Dia 4 é inaugurada, no Paço da Cultura, mais uma exposição "A Memória das Coisas - Objectos e Afectos", dedicada ao mundo rural. Em cada uma das três edições anteriores, a mostra juntou várias aldeias mas esta inicia um novo figurino; uma exposição para uma localidade, Avelãs de Ambom. Segundo Américo Rodrigues, este modelo permite envolver mais pessoas da aldeia e criadores de diversas sensibilidades dela oriundos.